A maior Floresta Nacional do Sul do Brasil completa 70 anos e ainda não tem o devido reconhecimento da população regional quanto à sua estrutura e diversidade de recursos naturais, exceto pesquisadores das universidades da região.
Fundada pelo Instituto Nacional do Pinho em 1944, a Floresta Nacional de Três Barras atualmente é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com objetivo básico de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
De acordo com o Instituto, entre as principais atividades estão a conservação de importantes remanescentes de matas de araucária e campos de várzeas, a visitação, a educação ambiental e a pesquisa científica. "É a maior Floresta Nacional do Sul do Brasil, com 4.458,5 hectares", diz nota encaminhada pelo ICMBio. Cerca de 1.400 hectares são ocupados com antigos plantios de pinus, que serão retirados e comercializados gradualmente para a implantação de experimentos com espécies nativas e recuperação de áreas.
O instituto preserva centenas de espécies de animais e vegetais da Floresta com Araucária, sendo mais de 200 espécies de pássaros e felinos, como o leão-baio e a jaguatirica. A Floresta recebe cerca de 3 mil visitantes ao ano. Desde 2005 possui um Conselho Consultivo que proporciona a participação da sociedade na sua gestão.
EVENTO
Ao completar 70 anos, a Floresta Nacional de Três Barras recebe a comunidade para o Domingo na Floresta, promovido do ICMBio, em conjunto com a Prefeitura de Três Barras, Polícia Militar Ambiental de Canoinhas e instituições parceiras. O evento acontece neste domingo, 16, com atrações artísticas e culturais, lazer, passeios e oportunidade para conhecer a Unidade de Conservação.
Não será permitido o consumo ou venda de bebidas alcoólicas. Haverá comercialização de lanches e refrigerantes, produtos agroecológicos e da agricultura familiar, bazar da Apoca, entre outros.
Programação
9h - Cerimonial de abertura
9h30 - Abertura dos estandes e feira agroecológica
10h - Largada da trilha de Montain Bike (Pedala Planalto)
10h - Trilha na Floresta (saídas de hora em hora, com monitoramento dos protetores ambientais)
10h30 - Apresentação de treinamento de cães
11h - Apresentações culturais - Banda Marcial João Paulo II
12h - Almoço
13h - Dinâmica de grupo
13h15 - Centro Convivência - Projeto Musical
14h - Trilha na Floresta (até às 16h)
15h - Apresentações culturais
16h - Banda Marcial (Famutreb)
http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodonorte/geral/preservac-o-floresta-nacional-de-tres-barras-completa-70-anos-1.1516349#.VHYX_IXtMxA
UC:Floresta
Related Protected Areas:
- UC Três Barras
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.