Segundo o Corpo de Bombeiros, 60% do incêndio já foi apagado. Expectativa dos militares é de que incêndio seja apagado neste domingo (20).
A operação realizada por militares no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá, resultou na extinção de 60% do incêndio até o final da noite de sábado (19), segundo informações do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros. A causa do incêndio ainda não foi confirmada.
A estimativa dos bombeiros é de que o fogo, identificado na sexta-feira (18), já tenha consumido 6,5 mil hectares, o que corresponde a 3% do parque. Os trabalhos, até então, foram concentrados em uma frente no Sul do parque, que possuía cerca de 3 km de extensão, por ser favorecida pelo vento.
Ontem, as equipes deram início à operação "Abafa Araguaia", com combate aéreo e terrestre. Conforme o BEA, cerca de 25 mil litros de água foram lançados no incêndio, mas o combate aéreo precisou ser cessado no final da tarde de ontem por questões de segurança, sendo retomado neste domingo (20).
Equipes terrestres do BEA e da Ong Aliança da Terra continuaram o combate até a madrugada de hoje, aproveitando a redução do vento, das chamas e a queda da temperatura. A expectativa dos bombeiros é de que o incêndio seja extinto ainda neste domingo.
O parque
O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.
Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o 'Pantanal do Araguaia', que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/incendio-ja-consumiu-mais-de-6-mil-hectares-do-parque-do-araguaia-em-mt-estimam-bombeiros.ghtml
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Araguaia
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.