Vizinhos de Vila Velha são capacitados para Ecoturismo
Com o curso, os moradores do Jardim Vila Velha poderão atuar como guias no Parque.
Instituto Ambiental do Paraná (IAP)
Moradores do Jardim Vila Velha, em Ponta Grossa, participam neste mês (5 a 20) de curso de capacitação de condutor de ecoturismo. O curso é promovido pela Associação de Moradores de Vila Velha, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Paraná Turismo e a Universidade Estadual de Ponta Grossa.
A iniciativa tem o objetivo de capacitar os moradores para integrá-los às atividades do parque, que, após o curso, poderão auxiliar os guias do Núcleo de Turismo de Ponta Grossa atendendo ao público no local. Entre atividades teóricas e práticas do curso, os moradores irão aprender sobre a importância da conservação do Parque Estadual de Vila Velha, a base do turismo local, como fazer a condução de visitantes e geologia geral do Estado.
"Os moradores já atuam como voluntários do Parque de Vila Velha há anos, mas o nosso intuito é dar a oportunidade para que eles possam aprender, se capacitar, atender diretamente o turista e fazer disso uma oportunidade para complementação de renda", explica o gerente do Parque de Vila Velha, Juarez Baskoski.
PARQUE - O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, tem mais de três mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada.
Entre a fauna presente no parque, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçada de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.
http://www.iap.pr.gov.br/2017/12/1317/Vizinhos-de-Vila-Velha-sao-capacitados-para-Ecoturismo.html
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Vila Velha
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.