Fogo se espalhou por espaço igual a 10 campos de futebol, dizem bombeiros.
Chamas foram controladas após duas horas e uso de 15 mil litros de água.
Um incêndio atingiu parte de uma reserva ambiental em Luís Antônio (SP) na tarde desta quinta-feira (13). Segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, uma área equivalente a dez campos de futebol - 1,5 quilômetro quadrado - foi queimada na Estação Ecológica Jataí, considerada a maior reserva de cerrado no Estado.
O fogo começou em um canavial localizado em uma fazenda e se espalhou pela mata no início da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto (SP), duas viaturas e 12 homens foram deslocados para o combate às chamas por volta das 13h30. Uma usina cedeu caminhões de apoio.
As chamas atingiram pontos de difícil acesso em uma serra, o que também demandou o uso de uma aeronave contratada pela Defesa Civil. A Polícia Militar fez o monitoramento com o helicóptero Águia.
Depois de aproximadamente duas horas de operação e de 15 mil litros de água utilizados, os bombeiros controlaram o fogo. Até o fim da tarde ainda havia alguns focos isolados sem risco de propagação, mas equipes permaneceram de prontidão no local.
O Corpo de Bombeiros não tinha informações nesta quinta-feira sobre danos causados à fauna e à flora da estação.
Área de preservação
Considerada unidade de proteção integral estadual, a estação tem ao todo nove mil hectares e concentra a maior área de cerrado do Estado. Pequi, barbatimão, guariroba e angico-preto compõem sua flora. Lobo-guará, tamanduá-bandeira e onça-parda são alguns dos animais ali encontrados. O complexo também é berçário de peixes em suas 15 lagoas marginais ao Rio Mogi-Guaçu, protegidas pela estação.
http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/08/incendio-em-luis-antonio-atinge-area-em-maior-reserva-de-cerrado-de-sp.html
Florestas:Queimadas
Related Protected Areas:
- UC Jataí
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.