Plantão dos Lagos - https://plantaodoslagos.com.br/ - 23/01/2019
Governo do Estado garante que queimadas criminosas terão "tolerância zero"
23/01/2019 às 11:25:12
Novo chefe do PECS assume compromisso de combater crimes ambientais
O Governo do Estado anunciou que vai JOGAR DURO contra quem realizar queimadas irresponsáveis e criminosas em áreas de preservação da Região dos Lagos. Nos últimos dias, a imprensa regional noticiou a ocorrência de vários focos de incêndio - alguns de grandes proporções - que consumiram grandes áreas, muitas delas dentro da reserva do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), cuja manutenção é justamente de responsabilidade do Governo do Estado, através de INEA e demais órgãos ambientais.
Ao assumir nesta terça-feira (22/01) a chefia do PECS, o ambientalista Marco Morel disse que a sua prioridade é criminalizar os responsáveis por incêndios nas áreas do parque, que engloba os municípios de Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. De acordo com o órgão, os incêndios abrem espaços para construções irregulares em áreas de preservação. São mais de 40 focos de incêndio registrados nos últimos dias. Morel afirmou que construções irregulares em áreas de preservação permanente (APPs) terão "tolerância zero".
- Apresentamos o quadro do PECS à secretária e ao presidente do INEA. Eles decidiram priorizar esta unidade de conservação e garantiram que virão pessoalmente para uma vistoria na região. A secretária determinou uma série de medidas imediatas para combater as invasões e incêndios criminosos - disse o novo chefe do PECS, cuja área de atuação inclui boa parte do Peró, que recentemente conquistou a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias e marinas.
Antes de assumir a chefia do PECS, Morel foi comandante da Guarda Marítima Ambiental e também chefe da fiscalização ambiental de Búzios, onde comandou equipes responsáveis por centenas de autos de infração em áreas de proteção ambiental, inclusive dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Ele também participou de várias operações em apoio ao Ministério Público e à Justiça. A sede do PECS fica em Cabo Frio. "De 15 em 15 dias, teremos reuniões com o Ministério público para apresentar os resultados de nosso trabalho. Vamos criminalizar os incendiários e os responsáveis pela pesca predatória. Pesca artesanal é com bote e puçá". - concluiu Morel.
Fonte: Portal GB News
https://plantaodoslagos.com.br/noticia/271/governo-do-estado-garante-que-queimadas-criminosas.html
Florestas:Queimadas
Related Protected Areas:
- UC Costa do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.