Bombeiros ficam de plantão para evitar novo incêndio em área de preservação no Paraná

Agência Brasil - 15/06/2007
Uma equipe do Corpo de Bombeiros passou a noite se sexta-feira (15/06) de plantão nas proximidades do Morro Rochedinho, no Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, litoral paranaense, onde ocorreu um princípio de incêndio na tarde de sexta-feira (15/06). Segundo o tenente Mário Sergio Garcez, do Corpo de Bombeiros, a situação está sob controle, mas ainda há focos de fogo no local, considerado de difícil acesso.

Não é possível ainda dimensionar a extensão e o impacto ambiental causado pelo fogo, que atingiu uma área de preservação permanente (APP). O tenente Garcez disse à Agência Brasil que vários fatores podem ter causado o incêndio, entre eles a estiagem. Desde março não chove na região, a baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos registrados hoje, contribuíram para espalhar rapidamente o fogo que chegou ao cume do morro, próximo à linha férrea, a 625 metros de altitude.

Outra hipótese para o incêndio, segundo o tenente, são as fagulhas produzidas pelo atrito das rodas do trem com a linha férrea. Pode ser também que algum passageiro tenha jogado resto de cigarro ou algum agricultor tenha realizado queimada em suas plantações, disse.

O Instituto Ambiental do Paraná e o Corpo de Bombeiros irão apurar as causas e caso seja comprovada a suspeita de que fagulhas produzidas pelo trem tenham sido a causa, os responsáveis pela manutenção da linha férrea poderão ser autuados, de acordo com informações da Agência Estadual de Notícias.
(Por Lucia Nórcio, Agência Brasil, 15/06/2007)
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pico do Marumbi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.