Oito pesquisas são premiadas no I Seminário de Iniciação Científica do ICMBio

ICMBIo - www.icmbio.gov.br - 28/08/2009
O chefe do Centro de Primatas do Brasil (CPB), o biólogo Leandro Jerusalinsky, recebeu o prêmio de melhor trabalho de servidor no I Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio. Ele apresentou pesquisa sobre viabilidade populacional de primatas brasileiros ameaçados de extinção. Já o prêmio de melhor trabalho de bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) ficou com Henderson Pessa, que realizou pesquisa sobre peixes continentais ameaçados de extinção. Ao todo foram premiados oito trabalhos - quatro na categoria servidor e quatro na de bolsista (veja a relação embaixo).

Os prêmios foram entregues nesta sexta-feira no encerramento do seminário, em Brasília. Jerusalinsky ganhou uma vaga no Curso Latino-americano de Biologia da Conservação, que será ministrado pelo Instituo Ipê, em Nazaré Paulista, em São Paulo (SP), no período de 4 de novembro a 3 de dezembro. Já Pessa garantiu uma vaga no curso de Biologia e Conservação de Carnívoros Silvestres, a ser oferecido pelo Instituto Pró-Carnívoros no Parque Nacional Serra da Canastra, em São Roque de Minas (MG), de 31 de outubro a 7 de novembro.

Durante a solenidade de entrega dos prêmios, o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou que está trabalhando junto ao CNPq para que parte dos R$ 4 milhões de recursos destinados a pesquisas na bacia do Rio São Francisco seja investida em pesquisas de conservação da biodiversidade. "Temos como expectativa criar mais 14 milhões de hectares de unidades de conservação até o final do governo Lula. Um dos desafios é levar a academia para as unidades e desenvolver mecanismos que garantem a pesquisa para a conservação da Biodiversidade", disse Rômulo.

O coordenador do PIBIC, Ronaldo Morato, afirmou que durante as apresentações foram percebidas diferentes "verdades" que vieram de forma "integradora" para os participantes e servidores do ICMBio. O assessor de imprensa do CNPq, Roberto Muniz Barreto de Carvalho, considerou o evento "de grande importância e relevância para uma instituição realizar pesquisas e apostar nos jovens. Acreditamos que um evento assim tem um grande significado".

Antes da solenidade de encerramento, houve uma mesa redonda sobre "Pesquisa como subsídio de criação e gestão de Unidades de Conservação". Participaram o chefe do Parque Nacional Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiro de Castro, os professores de Zoologia da Universidade de Brasília (UnB), Reuber Brandão e Ludmila Aguiar e o coordenador de criação de Unidade de Conservação do ICMBio, Marcelo Cavallini.

Conheça a seguir os premiados na categoria "Trabalho realizado por Servidor" e na categoria "bolsista PIBIC"

SERVIDOR

1o - Leandro Jerusalinsky
Trabalho: Análises de Viabilidade Populacional de Primatas Brasileiros ameaçados de extinção: Prioridades de ação e pesquisa para a conservação de Aloutta ululata, Callicebus coimbrai, Cebus flavius e Chiropotes satanas.

2o - Anésio da Cunha Marques
Trabalho: Utilização da abordagem do planejamento da paisagem na elaboração do diagnóstico e zoneamento da Floresta Nacional de Três Barras.

3o - Ivan Braga Campos
Trabalho: Resultados Preliminares de uma Análise de viabilidade populacional para Cebus kaapori, um Primata do Leste Amazônico Criticamente Ameaçado de Extinção.

4o - Bruno Marchena Romão Tardio e Ronis da Silveira
Trabalho: Efeito da estrutura da floresta na composição de mamíferos terrestres de médio a grande porte no Parque Nacional de Anavilhanas, Rio Negro, Amazônia Central.

BOLSISTA

1o - Henderson Pessa
Trabalho: Características Gerais dos Peixes Continentais Ameaçadas de Extinção.

2o - Raísa Romênia Silva Vieira
Trabalho: Modelagem de Distribuição Potencial das Espécies de Anfíbios Brasileiros Ameaçados de Extinção.

3o - Camylla Silva Pereira
Trabalho: Distribuição e Conservação dos Canídeos Brasileiros.

4o - Artur Magalhães Sousa Ribeiro
Trabalho: Modelagem de Distribuição Potencial das Espécies de Répteis Brasileiros Ameaçados de Extinção.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Anavilhanas
  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra da Canastra
  • UC Três Barras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.