Globo Amazônia - www.globoamazonia.com - 20/11/2009
Fiscais apreenderam 2.700 metros cúbicos de madeira serrada e em tora, o equivalente a 175 caminhões carregados, e fecharam quatro serrarias, aplicando cerca de R$ 817 mil em multas ambientais no km 50 da Rodovia BR-422, conhecida como "Transcametá", em Baião (PA).
A ação aconteceu na quarta-feira (18) e foi organizada para coibir a extração ilegal de madeira no entorno da Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho, já que o Ibama havia notado um rápido aumento da presença de serrarias na região. Apesar de a área fiscalizada ser vizinha da Resex Ipaú-Anilzinho, a fiscalização acredita que a madeira ilegal apreendida nas serrarias saiu da Resex Arioca-Pruanã, em Oeiras do Pará, a cerca de 180 quilômetros do local.
Das seis serrarias existentes na "Transcametá", três foram fechadas por falta de licença de operação. Em maio de 2009, duas delas já haviam sido multadas e embargadas. Como romperam os lacres das máquinas, os proprietários serão notificados e multados também por desrespeitar a sanção anterior.
UC:Reserva Extrativista
Related Protected Areas:
- UC Ipaú-Anilzinho
- UC Arióca Pruanã
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.