Fortuna em Curitiba

OECO - http://www.oeco.com.br - 09/04/2011
Idealizado para retirar os pinus exóticos de 13% de uma propriedade encravada na Serra do Mar, contínuo florestal mais bem preservado de toda a Mata Atlântica, o Projeto Serra Nativa fica dentro de uma propriedade que conseguiu, ao longo das décadas, manter a maior parte de sua cobertura vegetal intacta. Na BR 277, que liga Curitiba ao litoral paranaense, na pista de quem volta para a capital, há uma entrada quase escondida que leva para o início de uma caminhada de aproximadamente uma hora, com destino certo: o Salto Fortuna.

Após o portão que se abriu no município de Morretes, entrei, junto com Carolina Ribeiro, Rodrigo Ribeiro (ambos da Norske Skog Pisa, proprietária da Fazenda Arraial) e um casal de amigos simpático e esportista, na área que está cedida em comodato ao Parque Estadual do Pau Oco. Iniciamos a trilha por volta de 10h da manhã, acompanhados por dois cachorros corajosos que moram junto ao rapaz responsável por receber e orientar os turistas.

Considerada de leve para média dificuldade, a trilha começa a ficar mais instigante a partir do momento em que se chega à travessia do primeiro rio. Corda amarrada em duas árvores, em cada uma das margens, a água na cintura não chega a assustar, mas garante doses extras de adrenalina em função da correnteza. Trajeto vencido, é hora de torcer para que os cachorros consigam vencer o desafio. Se um desiste antes de começar e ruma de volta para casa, o segundo é corajoso o suficiente para, em poucos segundos, se aventurar no meio das pedras e logo passar o nosso grupo.

O segundo rio é mais fácil e todos passam sem grande dificuldade, embora o cuidado deva ser redobrado para não molhar os equipamentos eletrônicos. Entre conversas sobre a bela vegetação local e as araucárias imponentes na paisagem, ouvem-se os primeiros barulhos da queda d'água de 50 metros. Se a expectativa é grande para chegar até a cachoeira, ponto mais nobre da Fazenda Arraial, a realidade se mostra ainda melhor: a potência impressiona, e o spray de água chega longe.



http://www.oeco.com.br/meu-passeio/24952-fortuna-em-curitiba
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau-Oco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.