Decreto preserva praias mais cobiçadas de Búzios

O Globo, Rio, p. 19 - 15/04/2011
Decreto preserva praias mais cobiçadas de Búzios
Áreas como Brava, Azedinha e Forno farão parte de parque que se estenderá por 6 municípios da Região dos Lagos

Paulo Roberto Araújo

RIO - Alvos da pressão imobiliária, oito praias de Búzios foram incluídas no Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs) : Azeda, Azedinha, Brava, Olho de Boi, Forno, Tartaruga, Caravelas e José Gonçalves. O decreto que cria a unidade, garantindo a preservação de ecossistemas em áreas de seis municípios da Região dos Lagos, será assinado nesta sexta-feira pelo governador Sérgio Cabral. O parque tem cerca de cem milhões de metros quadrados (dez mil hectares), 15% dos quais em Búzios. É o primeiro grande parque brasileiro descontinuado, ou seja, preservando 27 áreas de diferentes cidades.
Florestas, praias, costões rochosos, restingas, dunas, ilhas, fauna e flora protegidos ficam nos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Búzios. Nesta última cidade, o parque garante a preservação dos costões e do entorno de praias, além da Serra das Emerências.
Também serão protegidas as praias do Peró (canto esquerdo), Conchas, Brava (nudismo) e Ilha do Japonês (Cabo Frio); Grande, Massambaba e prainhas do Pontal de Atalaia (Arraial do Cabo); parte da praia Seca (Araruama); e, Jacarepiá (Saquarema). Foram incluídas no parque 15 ilhas costeiras, a maioria na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil em Cabo Frio e Búzios.
- A criação do parque é uma iniciativa corajosa e inovadora que visa a proteger uma das regiões mais lindas do mundo - disse Cabral, que assinará o decreto em Búzios, durante a reunião do Consórcio Ambiental Lagos-São João, formado pelos municípios da Região dos Lagos, que sugeriu a criação do Pecs.
Parque beneficiará turismo de toda a Região dos Lagos
O prefeito de Búzios, Mirinho Braga, garante que a criação do parque beneficiará o turismo de toda a Região dos Lagos porque as áreas de conservação receberão recursos do estado e da exploração do petróleo e serão abertos à visitação pública, num regime de co-gestão entre o estado e os municípios.
- O parque vai preservar o patrimônio natural que resta em Búzios. Não vai engessar a cidade. Já temos um estoque muito grande de lotes vazios e áreas loteadas. Se esses espaços forem ocupados, dobra a população de Búzios, que é de 27 mil habitantes. Não nos interessa crescer mais do que isso - afirmou o prefeito.
A Secretaria estadual do Ambiente lançará dois programas, após a assinatura do decreto de criação do parque e antes de preparar o plano de manejo da unidade: um para proteger o formigueiro do litoral, que vive nas restingas da Região dos Lagos e está sob ameaça de extinção. O outro vai suprimir as casuarinas, árvore que é considerada uma praga ambiental e que se espalha pela Região dos Lagos.
- A criação é fruto de muita conversa e articulação. É uma unidade com foco no ecoturismo numa região fantástica. Os municípios vão ganhar ICMS verde, mais empregos, hotéis e restaurantes. O Pecs vai impedir que se mate a galinha dos ovos de ouro da Região dos Lagos, que é o turismo - comemorou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.
O prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes, espera que, com a criação do parque, os municípios possam abrir aos turistas atrativos até então inexplorados:
- Temos áreas, como as dunas entre Cabo Frio e Arraial do Cabo, a Praia Brava e a Ilha do Japonês, que poderiam receber um número muito maior de visitantes se contassem com os serviços básicos e segurança.

O Globo, 15/04/2011, Rio, p. 19
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil (APA)
  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.