Ibama apoia projeto ambiental na Resex do Batoque no Ceará

IBAMA - http://www.ibama.gov.br - 26/04/2011
A Associação Comunitária dos Moradores do Batoque, da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque/ICMBio, localizada no município de Aquiraz-CE, foi contemplada pelo programa Petrobras Ambiental com a aprovação do projeto "Recuperação da Lagoa do Batoque, Aquiraz-CE". A Superintendência do Ibama no Ceará apoia o projeto executando as ações técnico-pedagógicas pertinentes à educação ambiental.

O projeto visa a promover ações para a recuperação ambiental da lagoa, utilizando técnicas de permacultura (cultura permanente). Será realizada uma série de atividades, tais como a construção de 80 canteiros biossépticos em residências da comunidade próximas à lagoa, a ministração de cursos de educação ambiental focando a conservação de recursos naturais, a sensibilização e o envolvimento coletivo dos moradores da região, a revegetação de 10 hectares de mata ciliar da lagoa, com o plantio de 25 mil mudas de espécies nativas, e a realização de cursos para produção local de adubo, utilizando-se uma técnica conhecida como compostagem.

A equipe de analistas ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão da Resex, elaborou o projeto e vem colaborando com todas as ações desenvolvidas. O projeto também conta com a parceria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da prefeitura de Aquiraz.

A duração do projeto será de dezoito meses, contados a partir do início deste ano, e suas ações possibilitarão a recuperação do principal recurso hídrico superficial da Resex, conscientizando a comunidade quanto à importância da conservação do meio ambiente e, dessa forma, garantindo a melhoria da qualidade de vida local.


http://www.ibama.gov.br/archives/15399
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Batoque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.