Ibama aplica multa adicional à caçadores de onças no pantanal

Ibama - http://www.ibama.gov.br - 23/05/2011
A proprietária da Fazenda Santa Sofia, localizada no pantanal do Rio Negro em Mato Grosso do Sul, Beatriz Rondon acaba de receber uma multa de R$115 mil adicional do Ibama por caça profissional e por causar danos à Unidade de Conservação. A fazenda Santa Sofia é uma Reserva Estadual Particular do Patrimônio Natural.

A proprietária já tinha sido multada em 105 mil reais por caça ilegal e abate de animais ameaçados de extinção, logo após a Operação Jaguar II que foi desencadeada pelo Ibama e pela Polícia Federal no dia 5 de maio. Na operação o Ibama e a Polícia Federal apreenderam na sede da Fazenda Santa Sofia, 2 crânios de onças, 16 galhadas de cervos do pantanal e uma pele de sucuri de 3,5 metros. Até agora o Ibama aplicou 220 mil reais de multas nesta operação à proprietária da Fazenda.

As investigações da Operação Jaguar II foram iniciadas há cerca de um ano a partir de indícios encontrados pelo Ibama e pela Polícia Federal ao desarticular uma quadrilha especializada em realizar safáris de caças de onças para estrangeiros, com atuação em todo o Pantanal. Na Operação Jaguar I, foram presos em Sinop no Mato Grosso 10 pessoas, incluindo o chefe da quadrilha Eliseu Sicoli e decretada a prisão de Antonio Teodoro de Melo, o Tonho da Onça, mateiro especializado na caça de onças no pantanal. A prisão de Antonio Teodoro foi relaxada ainda no ano passado.

Dentre os elos de ligação existentes entre as duas operações a investigação do Ibama e da Polícia Federal constatou a presença de Antonio Teodoro de Melo também nas caçadas realizadas na Fazenda de Beatriz Rondon. Um vídeo enviado anonimamente à Polícia Federal retrata a matança de duas onças, uma parda e uma pintada por estrangeiros na fazenda de Beatriz e na presença dela. As investigações continuam e o inquérito está em andamento na Polícia Federal de Corumbá.


http://www.ibama.gov.br/archives/15682
UC:RPPN

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pantanal do Rio Negro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.