Seminário incentiva criação e gestão de RPPN

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 22/08/2011
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), acaba de realizar o 2 Seminário para técnicos do ICMBio e de órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

O seminário foi realizado dia 19 de agosto, na Estação Ecológica (Esec) do Caiuá, no Paraná. O objetivo do encontro foi debater e fortalecer o sistema de criação e gestão de unidades de conservação, além de construir um plano estratégico de atuação conjunta entre as entidades responsáveis pelo setor.

O evento também contou com o apoio das ONGs que compõem a Aliança de Conservação da Mata Atlântica, representadas pela SOS Mata Atlântica, Conservação Internacional e The Nature Conservancy (TNC). Foram mais de 40 inscritos, entre representantes da maioria dos estados e de alguns municípios brasileiros.

"O foco do encontro foi a construção de uma política de ação para incentivar a gestão das RPPNs do País, criando mecanismos para apoiar diretamente os proprietários que na prática conservam remanescentes importantes de cobertura vegetal nativa", disse Marcos Antonio Pinto, um dos organizadores do evento e coordenador do programa de RPPNs do IAP.

"Os resultados das discussões serão levados ao secretário do Meio Ambiente, que vai incluí-los no plano de políticas públicas da área, para aprimorar o incentivo à preservação da natureza", afirmou João Batista Campos, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema) e secretário executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema).

Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos, o importante foi a troca de experiências sobre o incentivo para a criação de novas RPPNs. "Apenas manter as reservas particulares já existentes não é o suficiente para uma boa representatividade dos ambientes originais. Precisamos incentivar a criação de novas RPPNs, para melhorar e fortalecer a conservação da biodiversidade no País", disse Vasconcellos.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1730-seminario-incentiva-criacao-e-gestao-de-rppn
UC:RPPN

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Caiuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.