Incêndio criminoso em área de proteção

O Globo, Rio, p. 16 - 08/09/2011
Incêndio criminoso em área de proteção
Chefe da APA do Pau-Brasil diz que chamas começaram quando fogo foi ateado a lixo

Paulo Roberto Araújo
pra@oglobo.com.br

Foi criminoso o incêndio que destruiu dez mil metros quadrados de vegetação da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, entre Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos. O incêndio começou na manhã de terça-feira, na mesma data e exatamente no mesmo local onde chamas destruíram uma área parecida no ano passado. A APA do Pau-Brasil conta com apenas um guarda-parque para vigiar seus 98 quilômetros quadrados. O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, garantiu que até o fim do ano o estado vai ganhar 110 guarda-parques.
O chefe da APA, Sérgio Ricardo Soares, disse que o incêndio foi controlado na noite de anteontem, mas que ainda há muita fumaça no trecho atingido. O local foi vistoriado por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e bombeiros. Eles concluíram que o fogo começou na estrada que liga a RJ-102 (Estrada do Guriri) à Praia do Peró, em frente ao Condomínio dos Pássaros.
- Alguém colocou fogo no lixo acumulado na via de acesso à praia, e as chamas se propagaram para a vegetação de taboa, que está muito seca. O vento ajudou a propagar o fogo. Só conseguimos controlá-lo com a ajuda de guarda-parques voluntários da ONG Búzios Mata Atlântica. Não houve combustão espontânea. O incêndio foi criminoso - afirmou Soares.
Ainda segundo o chefe da APA, o fogo destruiu uma área de vegetação de taboa, "de avifauna riquíssima":
- Vimos muitos quero-queros (tipo de ave) em desespero, porque certamente perderam seus ninhos, que ficam no chão, em áreas úmidas. No local também existem muitos répteis.
Minc disse que pediu auxílio à Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, onde ficam os helicópteros da Marinha, para ajudar bombeiros no combate a incêndios florestais na Região dos Lagos. Ele reconheceu a escassez de guarda-parques, mas prometeu resolver o problema ainda neste ano.

O Globo, 08/09/2011, Rio, p. 16
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.