Pesquisas mostram importância da REBIO Guaribas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/12/2011
Espécies ameaçadas, raras e endêmicas da flora; predação de fauna nativa por fauna exótica; e biodiversidade e mudanças climáticas no extremo norte da Mata Atlântica foram alguns dos muitos temas abordados no II Encontro de Pesquisa da Reserva Biológica (Rebio) Guaribas. Os estudos e palestras trataram da biodiversidade protegida pela reserva do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que fica em Mamanguape, na Zona da Mata da Paraíba.

O encontro, que ocorreu entre os dias 1o e 2 deste mês, teve como objetivo mostrar as pesquisas recentes desenvolvidas na unidade de conservação (UC) e estimular estudos que subsidiem a gestão da reserva. Pesquisadores recém-chegados à região e outros que lá trabalham há décadas foram convidados para mostrar a evolução do conhecimento sobre a biodiversidade local.

Ao final, os pesquisadores foram unânimes em ressaltar a importância da Rebio para a conservação da biodiversidade regional. Eles sugeriram a publicação dos trabalhos apresentados, possivelmente em formato, de modo que as pessoas tenham acesso rápido e atualizado sobre a biodiversidade da UC. Foram também listados temas para a serem aprofundados posteriormente em outros espaços, com a Coordenação Regional do ICMBio na região (CR-6), universidades e governo estadual.

Participaram da abertura do evento a chefe da Rebio Guaribas, Marina Klüppel, a coordenadora Regional do ICMBio, Carla Marcon, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Regina Barbosa, e a chefe do Cetas/Ibama da Paraíba, Tarsila Cavalcanti.

MAMÍFEROS

Após a abertura do evento, o pesquisador Alfredo Langguth, da UFPB, falou sobre os 30 anos de pesquisas com mamíferos na região onde hoje é a UC. Ele mostrou também todo o envolvimento dessas pesquisas com a criação e gestão da Rebio, uma vez que um dos grandes propulsores da unidade foi o projeto de pesquisa e reintrodução do guariba-do-nordeste (Alouatta belzebul). O professor foi também o coordenador do primeiro plano de gestão da unidade, o Plano de Ação Emergencial (PAE), em 1995.

Três fóruns detalharam temas importantes das pesquisas desenvolvidas na Rebio. O primeiro foi Proteção, Manejo e Pesquisa em Biodiversidade, que contou com palestras do superintendente do Ibama na Paraíba, Bruno Dunda, e do coordenador de Proteção da Rebio, Getúlio Freitas. O segundo, Espécies como alvos de pesquisas e ações de conservação, destacou dois trabalhos pioneiros na região: o controle das exóticas invasoras no interior da Rebio e a pesquisa para reintrodução dos guaribas (Marina Kluppel da Rebio Guaribas e Marcos Fialho do CPB).

O terceiro, Novas perspectivas de estudos para a Reserva Biológica Guaribas, ressaltou temas de fundamental importância na interação pesquisa e gestão: "Aves da Rebio Guaribas no contexto do Centro de Endemismo Pernambuco" (Alan Ribeiro, UFPB), "Conectividade Funcional e Gestão de Biodiversidade: um caso com os bugios ruivos" (André Alonso, ICMBio/CPB) e "Biodiversidade e Mudanças Climáticas no Extremo Norte da Mata Atlântica" (Alexandre Palma, UFPB).

PROJETOS

Nos painéis de biodiversidade, foram apresentadas pesquisas em andamento na UC e projetos desenvolvidos recentemente. Dentre eles, "Espécies ameaçadas, raras e endêmicas da flora da Reserva Biológica Guaribas", "Ecologia e História natural de uma Taxocenose de Serpentes de Mata Atlântica da Reserva Biológica Guaribas", "Bromélias da Reserva Biológica Guaribas", "Diversidade e Aspectos Ecológicos da Quiropterofauna da Reserva Biológica Guaribas", "Família Hygrophoraceae (Fungi, Basidiomycota) no estado da Paraíba", "Predação de fauna nativa por fauna exótica na Rebio Guaribas" e "Diversidade de espécies arbóreas em carga de varas apreendida na Zona de Amortecimento da ReBio Guaribas".

Este último teve como autores servidores lotados na Rebio, incluindo um brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais. O trabalho demonstra claramente a interação que há entre o Programa de Pesquisa e Monitoramento e o de Proteção e Manejo da unidade de conservação, evidenciando a relação entre a pesquisa científica e a gestão da Unidade.

Ainda durante o encontro, houve palestra da professora Maria Regina Barbosa, da UPB, sobre "Flora e fisionomias de vegetação na Rebio Guaribas e seu contexto regional". Ela mostrou o desenvolvimento do conhecimento sobre a relação da flora dos tabuleiros nordestinos e formações associadas muito frequentes na Rebio, com ecossistemas semelhantes em regiões tanto próximas e quanto distantes da UC (do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro), mostrando a complexidade das formações vegetais e suas relações geográficas num contexto regional e nacional.

SOBRE A REBIO

Localizada nos municípios de Rio Tinto e Mamanguape, na Paraíba, a Reserva Biológica Guaribas é o maior fragmento contínuo de vegetação nativa protegido como UC em um dos trechos mais frágeis e pouco conhecidos do extremo norte da Mata Atlântica Nordestina, um dos trechos mais ameaçados do bioma.

Segundo dados recentes publicados neste ano pelo ICMBio no Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada em UC Federais, a Rebio é das unidades com maior número de espécies ameaçadas da fauna (14 no total) na região. Abriga também uma grande parcela das espécies raras, endêmicas e regionalmente ameaçadas numa paisagem hoje dominada pela monocultura da cana-de-açúcar.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2414-pesquisas-revelam-importancia-da-rebio-guaribas
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaribas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.