ICMBio e Incra avançam na preservação de Áreas Protegidas no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/03/2012
Gestores das reservas extrativistas de Batoque e Prainha do Canto Verde, ambas administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e localizadas no Ceará, reuniram-se com técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Cooperativa Copasat, que presta assistência técnica aos assentamentos do Incra com o objetivo de discutir o plano de trabalho deste ano.

Entre as metas previstas pelos gestores das reservas estão o cadastramento dos moradores, a realização de pesquisas que subsidiem os estudos para a elaboração dos planos de manejo e a capacitação dos comunitários com a realização de oficinas direcionadas.

O Incra propõe apoiar a execução do projeto de educação ambiental, bem como ações integradas para o fortalecimento do controle social, que visa a fortalecer a organização comunitária como forma de impedir o processo de ocupação irregular e predatória de áreas das duas unidades de conservação.

Em nova reunião, prevista para o dia 20 de março, será discutida a metodologia a ser adotada no cadastramento dos moradores, definida a atuação das instituições nas ações previstas no Termo de Reciprocidade que deve ser assinado entre ICMBio, responsável pela gestão das duas unidades, e o Incra, que dá assistência a grupos de assentados na região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2649-icmbio-e-incra-avancam-na-preservacao-de-areas-protegidas-no-ceara
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Batoque
  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.