Descoberto sítio histórico em Reserva no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 16/07/2012
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmaram a descoberta de um sítio histórico, de considerável valor cultural, no interior da Reserva Extrativista (Resex) do Batoque, no Ceará.

A descoberta ocorreu após moradores da comunidade acharem na unidade de conservação (UC) moedas de contos de réis e algumas porcelanas e cerâmicas. Ao receber a informação, o ICMBio entrou em contato com técnicos do Iphan para analisar os materiais encontrados e visitar o local.

Na inspeção, técnicos do Iphan do Ceará constataram a existência de um sitio histórico que pode datar do século XIX. As dunas móveis desenterraram o que seria o piso de uma construção que ainda está sendo estudada.

Segundo o Iphan, esse tipo de construção é muito comum no litoral cearense, mas nunca tinha sido registrada oficialmente na Resex do Batoque. A ideia, agora, é ampliar os estudos para outros pontos da UC onde foram feitos registros de peças de porcela e cerâmica.

Segundo o analista ambiental Marcel Machado, chefe da Resex do Batoque, a descoberta do sitio histórico reforça a importância da unidade para a história do município de Aquiraz, onde fica a reserva, e também para a história do Ceará.

Para ele, o fato comprova que antes mesmo de especuladores imobiliários alegarem ser donos da área, já existiam ocupações históricas naquele espaço, reforçando assim a necessidade de se garantir a terra, hoje protegida pela Resex, para a comunidade local.

"Quem sabe com os estudos relativos a esse e outros possíveis registros históricos, possamos reescrever a história cearense e incluir capítulos novos da comunidade do Batoque no livro da história do Ceará", imagina Marcel.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3123-descoberto-sitio-historico-em-reserva-no-ceara.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Batoque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.