IAP investiga morte de onça-pintada em Campina Grande do Sul

Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br - 09/10/2012
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreendeu na última quinta-feira (04) a pele, uma pata e ossos de uma onça-pintada (Panthera onca) que teria sido abatida no Km 11 da BR-116, no município de Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Os restos do animal estavam com um proprietário rural da região.

O órgão vem investigando quais poderiam ser as causas da morte da onça, e as informações apuradas até essa terça-feira (9) apontam para um possível atropelamento do animal. Equipes da Fiscalização e das Unidades de Conservação do IAP estão percorrendo a região em busca de maiores informações e realizando atividades de educação ambiental e conversando com as comunidades de área sobre a importância do animal.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, ressaltou importância dessa espécie para a biodiversidade. "É preciso que a população deixe de ver a onça-pintada e outros felinos como ameaça e como um troféu. Também lembro que a caça de animais é crime ambiental passível de apreensão, os tempos mudaram e essa atividade não é mais legal muito menos aceitável no nosso país", afirmou.

A região onde a onça foi encontrada está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, e na Zona de Amortecimento do Parque Estadual das Lauráceas. A Mata Atlântica é o hábitat natural, área de ocorrência dessa espécie, que com o passar do tempo vem sendo considerado "raro" na região.

O status de conservação da onça-pintada é "Criticamente Ameaçada", pela última Revisão da Lista de Mamíferos Ameaçados do Paraná (2010). A onça-pintada é o terceiro maior felídeo do mundo, e o maior predador das Américas. Seu papel como predador de topo de cadeia alimentar é o de realizar o controle de espécies presas nas comunidades florestais de mamíferos.

Para o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme de Camargo Vasconcellos, o fato é uma perda para a biodiversidade do Paraná, tendo em vista o status de ameaça da espécie. "Mas também mostra que o esforço para a conservação dos remanescentes florestais no estado está no caminho certo, e ressalta a importância do Parque Estadual das Lauráceas neste contexto, como a maior Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral".



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=71151
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaraqueçaba (APA Federal)
  • UC Lauráceas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.