Semarh e IMA promovem encontro de gestores de Unidades de Conservação do estado

Aqui acontece - http://aquiacontece.com.br - 09/11/2012
Membros dos conselhos gestores de todas as unidades de conservação estaduais de Alagoas irão se reunir nas próximas terça e quarta-feira (13 e 14) para o III Encontro de Unidades de Conservação Estaduais de Alagoas. Órgãos públicos - estaduais e municipais, iniciativa privada e sociedade civil organizada participarão de uma programação extensa, que vai de palestras de prevenção contra incêndios à discussões sobre os Planos Municipais de Recuperação da Mata Atlântica.

O Encontro, que acontece anualmente desde 2009, acontecerá no município de União dos Palmares, que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici. Para Jane Costa, técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e uma das responsáveis pela organização do III Encontro, o evento é importante por promover a troca de experiências entre os gestores.

As Unidades de Conservação

Alagoas possui cinco Unidades de Conservação (UC) na categoria sustentável - que permitem e visam a disciplina da ocupação humana, bem como o uso sustentável dos recursos naturais - sendo elas as APAs de Santa Rita, da Marituba do Peixe, de Catolé e Fernão Velho, de Murici e do Pratagy, além de duas UCs na categoria de proteção integral, as Reservas Ecológicas do Saco da Pedra e do Roteiro.

Todas as APAs do estado têm seus comitês gestores eleitos e empossados, e encaminham-se para a finalização do Plano de Manejo, à exemplo das APAs de Santa Rita e da Marituba do Peixe. O III Encontro pretende proporcionar aos comitês gestores a interação necessária para que todas as UCs possam continuar a trabalhar unificadamente e efetivamente.



http://aquiacontece.com.br/noticia/2012/11/09/semarh-e-ima-promovem-encontro-de-gestores-de-unidades-de-conservacao-do-estado
Conferências Gerais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Santa Rita (APA)
  • UC Marituba do Peixe
  • UC Murici
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.