Floresta Nacional de Goytacazes registra árvores matrizes

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/02/2013
Administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e situada no município de Linhares, no Espírito Santo, a Floresta Nacional (Flona) de Goytacazes concluiu recentemente o Projeto de Identificação e Marcação de Árvores Matrizes de Espécies Nativas na Flona Goytacazes”.

Foram registradas 713 árvores matrizes porta-sementes”, abrangendo 59 espécies de árvores da Mata Atlântica e 26 famílias botânicas, sendo 78 matrizes pertencentes a sete espécies ameaçadas de extinção, tanto no Espírito Santo quanto no restante do Brasil.

Financiado pela Petrobras, e elaborado pela empresa de consultoria ambiental Rhea, Estudos e Projetos”, o projeto abrangeu os 1.423 hectares da Flona e foi executado pela empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente. Todas as espécies selecionadas tiveram uma exsicata enviada para o herbário do museu de biologia Mello Leitão.

Para a indicação de quais espécies seriam contempladas no projeto, foi utilizado o estudo fitossociológico realizado por Gomes (2006), que revelou uma diversidade florística que abrange mais de 170 espécies arbóreas com Diâmetro à Altura do Peito (DAP) acima de 10 cm na Flona Goytacazes.

Desse modo, obedecendo a critérios de ordem ecológica, foram consideradas as espécies pelo seu Valor de Importância (VI), sendo escolhidas as de maior abundância dentro da população e as consideradas raras. Outro critério, de ordem estratégica, foi baseado na recomendação de Pina-Rodrigues (2007), que elenca as espécies prioritárias da Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais (Rioesba).

Cada árvore matriz foi identificada em campo por uma plaqueta numerada em alumínio e recebeu um registro único em formulário próprio baseado nas recomendações do Registro Nacional de Áreas e Matrizes (Renam). Os dados trazem completa descrição da espécie, o nome científico e vulgar, as coordenadas geográficas, altura (DAP), condições de solo e ambiente, localização da matriz no fragmento, distribuição horizontal e vertical, frequência e densidade, entre outras características.

De acordo com Leony Wand Del Rey, chefe da unidade, com a identificação e marcação das árvores nativas, a Flona passa a ser uma uma importante área para coleta de sementes selecionadas de espécies da Mata Atlântica, que poderão ser utilizadas em projetos de recuperação de áreas degradadas.

Serviço:

A chefia da Flona Goytacazes informa que dispõe do trabalho de identificação e marcação de ávores matrizes em meio digital, podendo repassar cópia a outras unidades de conservação e estudiosos do tema. Contatos por meio do telefone (27) 3264-1102.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3680-flona-de-goytacazes-registra-arvores-matrizes.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Goytacazes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.