Flona de Passa Quatro firma parceria com a Cemig

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/02/2013
A Floresta Nacional (Flona) de Passa Quatro, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas, acaba de firmar parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para incrementar as atividades do viveiro florestal e reativar os tanques de piscicultura localizados no interior da unidade.

Pelo acordo, a Cemig vai repassar à Flona alevinos (peixes recém-nascidos) das espécies piracanjuba e curimba. Serão cerca de dois mil peixes para serem manejados pela equipe da UC e usados em peixamentos (colocação de peixes na água para novos povoamentos) e atividades de educação ambiental na região.

A Cemig disponibilizá ainda à Flona dez mil sementes em tubetes por ano, para posterior replantio e manejo. Além disso, doará outras dez mil sementes por ano, de espécies nativas variadas, para a realização de plantios no viveiro. Após a estruturação do viveiro, as doações deverão ser feitas a cada semestre.

Assinatura

A assinatura do acordo foi feita no dia 21 passado. As articulações vinham sendo feitas desde maio de 2012, por meio da Gerência de Manutenção de Ativos de Geração Centro-Sul e a equipe de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Cemig.

Em 2012, a equipe da Flona fez uma visita técnica à Estação Ambiental de Itutinga, mantida pela Cemig. Na ocasião, os gestores da unidade conheceram de perto os trabalhos de produção de mudas florestais e piscicultura.

Pouco depois, técnicos da Cemig visitaram a Flona para avaliar a viabilidade da parceria. Em janeiro, a empresa de energia elétrica confirmou o interesse de firmar a parceria. Com a concretização, a Flona recebeu alevinos e mudas florestais nativas.

Plano de manejo

A reativação dos tanques de piscicultura, que estão em desuso há 13 anos, fortalece o plano de manejo da Flona, que prevê uma linha de pesquisa sobre a ictiofauna (peixes) e a realização de estudos de viabilidade econômica, ecológica e ambiental para o desenvolvimento dessa atividade na UC.

O plano de manejo também estabelece a implantação do Sub-Programa de Manejo da Fauna, que prevê, entre outras atividades, a difusão dos resultados de pesquisa referentes à piscicultura com espécies nativas para as comunidades da Zona de Amortecimento. A ideia é implementar essa atividade no interior da Flona, após estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

O Subprograma de Geração de Tecnologia também prevê o desenvolvimento e difusão de técnicas de manejo de espécies nativas da fauna, com ênfase na piscicultura. O objetivo é estimular o desenvolvimento e a difusão de alternativas ao manejo da ictiofauna, com ênfase na utilização de espécies nativas da região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3728-flona-de-passa-quatro-fecha-parceria-com-a-cemig.html
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Passa Quatro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.