Sistema monitora áreas em 3D para manejo florestal

D24am - www.d24am - 08/04/2013
Um sistema pode ajudar equipe de pesquisadores fornecendo informações sobre a floresta em alta resolução, em 3D, e ser utilizado nas diversas etapas da atividade de manejo florestal. A tecnologia, trazida dos Estados Unidos, foi testada no Acre, em 2010 e 2011 e os resultados demonstraram que é possível determinar, com muita precisão estrutura, redes de drenagem e topografia de florestas tropicais.

Para capacitar esses profissionais, de 9 a 11 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza a primeira edição do curso "Uso do Lidar (perfilamento a laser aerotransportado) como ferramenta para manejo de precisão em florestas tropicais". O evento será em Manaus, onde técnicos e engenheiros florestais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) serão treinados. O curso é ministrado e coordenado pela Embrapa Acre, tendo como instrutores o pesquisador Marcus Vinício de Oliveira e o analista Daniel Papa.

"A inovação representa um salto na evolução do detalhamento das informações sobre as florestas úmidas. Com essa ferramenta é possível, inclusive, monitorar o estoque de carbono", afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Marcus Vinício de Oliveira, que conduz as pesquisas no Brasil.

Os testes foram realizados na Floresta Estadual do Antimary, principal projeto de manejo do Estado do Acre, em Sena Madureira.Os estudos contam com a parceria da NASA, Serviço Florestal Americano e Governo do Acre, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis.

No Amazonas, também foi realizado uma experiência com o Lidar, em 2011, na Reserva Ducke, em Manaus. Foi escaneada uma área de mil hectares e essa experiência também será abordada na capacitação. Os participantes vão conhecer ainda programas desenvolvidos pelo Serviço Florestal Americano e softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).



http://www.d24am.com/amazonia/meio-ambiente/sistema-monitora-areas-em-3d-para-manejo-florestal/83897
Florestas:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Antimary
  • UC Ducke
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.