ICMBio - www.icmbio.gov.br - 09/04/2013
Na última quarta-feira (03) foi realizada uma operação de fiscalização com o objetivo de esclarecer a atuação de grupos empresariais que extraiam madeira na região da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, localizada no município de Carutapera, no Maranhão.
A madeira, retirada ilegalmente da unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), era levada para áreas em que o grupo possuía autorização para corte e manuseio. Guias de transporte e outros documentos expedidos pelas autoridades ambientais eram utilizados para "esquentar" a origem da madeira, que depois seguia para o exterior.
Na ocasião, a Polícia Federal com o trabalho de 90 policiais deu cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de Paragominas, Dom Eliseu, Tomé-Açu e Pacajá, todas localizadas no Pará. Em uma única fiscalização ambiental, o grupo foi autuado pela devastação na reserva biológica, com área equivalente a 2.600 campos de futebol. O auto de infração foi lavrado no valor de R$ 30.960.000.00.
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/3868-operacao-coibe-extracao-ilegal-de-madeira-no-maranhao.html
UC:Reserva Biológica
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Gurupi
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.