Ação vai beneficiar famílias da Resex Terra Grande Pracuúba

Marajó Online - http://marajoonline.com.br/ - 11/04/2013
Estará acontecendo nos dias 13 e 14 de abril, na Reserva Extrativista (RESEX) de Terra Grande Pracuúba, São Sebastião da Boa Vista, Ilha de Marajó o primeiro "Semas em ação". O projeto tem por objetivo levar serviços sociais às famílias que moram naquela localidade.

O "Semas em ação" tem o apoio da Prefeitura municipal de São Sebastião da Boa Vista e da Secretária Municipal de Assistência Social (SEMAS).

Resex Terra Grande Pracuúba

A Reserva foi criada pelo Decreto Presidencial s/no, de 05 de junho de 2006, com área de 194.695 hectares, nos municípios de Curralinho e São Sebastião da Boa Vista. Faz divisa, à Oeste, com a Reserva Extrativista Mapuá, situada no município de Breves.

A RESEX Terra Grande-Pracuúba foi criada para proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais renováveis utilizados pela população extrativista residente na área de sua abrangência. Na Reserva vivem centenas de famílias, em 23 comunidades distribuídas ao longo de diversos rios e igarapés.

As atividades econômicas dos ribeirinhos da RESEX Terra Grande-Pracuúba se caracterizam pela extração de madeiras (virola, pracuúba, anani, jacareúba, tamacuaré etc.), frutas oleaginosas (andiroba, murumuru, pracaxi e buriti), do açaí (fruto e palmito), caça de subsistência (tatu, paca, cutia etc.), a pesca (peixes e camarões) e a produção de produtos agrícolas típicos da agricultura familiar paraense (mandioca, milho, melancia, arroz, banana etc.).



http://marajoonline.com.br/index.php/acao-vai-beneficiar-familias-da-resex-terra-grande-pracuuba/
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Terra Grande-Pracuúba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.