Parque do Cocó e mais cinco unidades passarão por requalificação estrutural

O Povo - http://www.opovo.com.br/ - 08/06/2013
Seis unidades de conservação do Ceará passarão por requalificações estruturais e atualizações dos limites de suas áreas e planos de manejo. Tal ação visa a Copa do Mundo 2014 e a possibilidade de potencializar o turismo em tais parques do Estado.

Entre as unidades, está o Parque do Cocó, que passará por um levantamento de seus limites para atualização da poligonal, passo essencial para a regulamentação efetiva do Parque. O estudo será feito através de um convênio firmado com o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), informou que o governador Cid Gomes está pressionando para que a regulamentação do Cocó seja realizada até o fim deste ano. A perspectiva é de que o levantamento possibilite ampliar o tamanho do parque. Atualmente, são 1.046 hectares, mas estudos do Conpam realizados há cinco anos já indicavam um tamanho de 1.312 hectares, informou Lustosa.

Sobre a dificuldade em desapropriar áreas particulares, ele indicou que, "com a Lei debaixo do braço" e a atualização das áreas do parque, será possível negociar tais terrenos, muitos impossibilitados de serem usados para edificações após revisão do Código Florestal, o que diminui os preços de mercado.

Além do Cocó, as outras unidades que compõem o projeto "Parques da Copa" são o Monumento Natural dos Monólitos, em Quixadá; o Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato; o Parque Botânico do Ceará, em Caucaia; o Monumento Natural das Falésias, em Beberibe, e o Parque Estadual da Pedra da Risca do Meio, unidade marinha a mais de 18 quilômetros do Porto do Mucuripe.

Segundo o presidente do Conpam, serão realizadas campanhas de divulgação de tais unidades e planejamento do potencial turístico com as comunidades locais. O investimento na atualização das poligonais e planos de manejo dos seis parques é de R$ 1,5 milhão. Cada unidade possui investimentos específicos nas requalificações estruturais, muitos superiores a R$ 1 milhão.

Tais anúncios seriam feitos no encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente, evento no anfiteatro do Parque do Cocó, mas que não teve público suficiente na manhã deste sábado.



http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2013/06/08/noticiafortaleza,3071231/parque-do-coco-e-mais-cinco-unidades-passarao-por-requalificacao-estru.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Cocó
  • UC Marinho da Pedra da Risca do Meio
  • UC Botânico do Ceará
  • UC Sítio Fundão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.