Prefeito Décio Ventura apresentou Projeto Orla

Diário de Iguape - http://diariodeiguape.com/ - 16/06/2013
Os integrantes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha Comprida aprovaram por unanimidade o projeto de Requalificação Ambiental da orla da Ilha Comprida no Boqueirão, apresentado quinta-feira 06/06 pelo prefeito Décio Ventura, na Câmara. Assinado pelo arquiteto Marcos Boldarini, o projeto atende as premissas principais de sua idealização: é ambientalmente adequado, bonito, com baixo custo de implantação e manutenção.

Projetado na orla desde o balneário Adriana até a escola Municipal de Surf, próxima ao Corpo de Bombeiros, a obra compreende calçada de quatro metros, mais três metros de área de segurança e igual medida de ciclofaixas. Os corredores são flexíveis e integrados, projetados para atender turistas, mas também serem úteis para a comunidade durante todo o ano.

Por isso, estão projetados seis espaços chamados mediadores - distribuídos ao longo da orla. São decks de madeira com estrutura que inclui ponto de ônibus, bicicletário , serviço de apoio com sanitários e espaço comercial. No período noturno, o charme fica por conta da iluminação de led em forma de cascata na estrutura central. Passarelas suspensas - com iluminação interna - atravessam a zona de vegetação e levam à praia protegendo, assim, o sistema de dunas da orla. Os mediadores não se repetem. Cada estrutura tem características diferentes para atrair os visitantes, sem monotonia de paisagem.

O prefeito Décio Ventura destacou o fato de todo o projeto contemplar a acessibilidade e também possibilitar a recuperação de áreas degradadas nas faixas mais densas da orla."As entradas principais irão tirar a carga de pessoas e possibilitar a recuperação dessas áreas. Está previsto também o paisagismo com vegetação natural, de restinga, e definitivamente não haverá espaço para a entrada de carros na orla".

Na avenida Beira Mar, nas áreas onde estarão os mediadores, estão projetados calming ways para a travessia de pedestres com segurança. Calming Ways são faixas de travessia de pedestres da altura da guia. O arquiteto Marcos Boldarini,que assina o projeto Orla, é especialista em projetos arquitetônicos ambientais e já recebeu prêmios internacionais pela qualidade de seu trabalho.

Processo de Licenciamento - Após a apresentação aos conselheiros da APA, o projeto foi aberto para sugestões e avaliação. Na votação, foi aprovado por unanimidade. Presidido pela gestora da APA da Ilha, Rosane Maciel , o conselho gestor reúne técnicos dos órgãos ligados ao meio ambiente nas esferas estadual e federal e sociedade civil. A aprovação do conselho será anexada ao processo de licenciamento da obra , que encontra-se em avaliação por técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. A Prefeitura aguarda parecer técnico e aprovação para iniciar as obras.




http://diariodeiguape.com/2013/06/16/prefeito-decio-ventura-apresentou-projeto-orla/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Comprida (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.