Reserva Marinha em Alagoas negocia acordo de pesca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/08/2013
A definição de um acordo de pesca foi o tema discutido por cerca de 45 pessoas, entre pescadores artesanais e técnicos, na Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Lagoa de Jequiá, município de Jequiá da Praia, em Alagoas. Além de representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade de conservação (UC) federal, participaram membros do Instituto do Meio Ambiente (IMA) do estado.

Essa foi a quarta reunião realizada com pescadores que vivem e retiram o sustento a partir da Lagoa de Jequiá e seu entorno. Segundo Diana Alencar, analista do ICMBio e chefe da Resex, desde a primeira reunião está em discussão o acordo de pesca com a identificação dos pescadores, principais problemas e as possíveis soluções. "Esse é só um passo, dessas reuniões não sairá um documento, mas as indicações para a construção do acordo. Precisamos da comunidade junta para encontrar uma solução", comentou.

Problemas e soluções

Os pescadores apontaram uma série de problemas, como a diminuição do pescado, a deposição de resíduos de modo irregular, desmatamento das matas ciliares e consequente assoreamento e a pesca predatória, entre outros. Eles pediram reforço na fiscalização, dragagem do rio, defeso de determinadas espécies e do camarão, reposição de uma rede em toda a entrada do canal da lagoa em períodos de 15 dias por mês, para que os peixes fiquem na lagoa e não desçam para o mar. Essa medida, no entanto, é controversa.

Eles disseram ainda que há problemas ambientais fora da área da Resex, mas por vezes sentem medo de denunciar. Segundo pescadores que participaram da reunião, há aproximadamente 700 pescadores artesanais filiados a Colônia Z-13.

A chefia da Resex anotou todas as reivindicações e ficou de usá-las na definião das diretrizes do acordo de pesca. Na gestão da unidade, o ICMBio conta com o apoio de professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que deverão contribuir com pesquisas, e com o Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (Cepene).

Saiba mais

A Resex da Lagoa de Jequiá é uma UC de uso sustentável criada em âmbito federal para preservação do ambiente natural e dos modos tradicionais de vida da população local. O bioma é o Marinho Costeiro, possui 10.203,79 ha e foi criada em 27 de setembro de 2001.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4211-reserva-marinha-em-alagoas-busca-acordo-de-pesca.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha da Lagoa do Jequiá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.