Termo garantirá fiscalização em Jericoacoara

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com/ - 11/12/2013
Será assinado em janeiro o termo de reciprocidade entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que garantirá a Jericoacoara fiscalização, monitoramento e educação ambiental intensificados.

O termo integra ainda outras unidades de conservação que terão ação dos órgãos. As entidades administram, respectivamente, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca e também o Parque Nacional de Jericoacoara.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade do Conpam, Isabella Mattos, estão inclusos nesse termo todos as unidades reconhecidas no projeto Parques da Copa, sendo eles Federais e Estaduais.

"O objetivo é que todas as unidades sejam tratadas de modo igual, com intervenção federal e estadual. No Ceará, temos dois parques que são de responsabilidade da União, sendo Jeri um e Ubajara o outro", destaca.

Ela explica que os parques irão receber incentivos internacionais e buscam aumentar o turismo que vem junto com a Copa do Mundo ano que vem. O plano de trabalho que está sendo desenvolvido prevê uma melhora na sinalização, fiscalização e educação ambiental.

"O monitoramento junto com os órgãos já existentes em Jericoacoara já foi intensificado, com dois carros da Copan cedidos. Em janeiro, já devem ser iniciadas as ações de educação ambiental, tanto para a população quanto para aqueles que trabalham com o turismo", destaca. O plano vem sendo pensado pela nova gestão há três meses, e o termo será assinado em Brasília. Segundo o presidente do Conpam, Bruno Menezes, a parceria ocorre para prevenir problemas decorrentes do aumento do fluxo na região.

"Jericoacora terá, em sequência, férias, carnaval, Semana Santa e Copa do Mundo conectada com outra temporada de férias. Ao oficializarmos essa parceria, vamos reforçar a fiscalização, principalmente, para ordenar o fluxo turístico na APA e no Parque", ressaltou.

A intenção dos dois órgãos é que a parceria se estenda para as demais unidades de conservação em nível estadual e federal do Ceará. Além de Conpam e ICMBio, a fiscalização será realizada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA).

Os Parques Nacionais de Ubajara e de Jericoacoara estão entre as 22 unidades de conservação federais brasileiras que serão beneficiadas pelo termo de reciprocidade assinado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que garantirá investimentos da ordem de R$ 13,2 milhões.

Os dois parques integram o Projeto Parques da Copa, que é uma parceria do ICMBio com os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), para garantir estrutura adequada para receber os visitantes nas unidades de conservação próximas às cidades sede dos jogos.

As partidas da Copa 2014 proporcionarão um incremento no fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em função dos grandes eventos esportivos que ocorrerão no País. Considerando que o ecoturismo é um dos segmentos com maior crescimento nos últimos anos, e que cada vez mais pessoas buscam contato com ambientes naturais, as unidades de conservação se transformam, então, em ícones para o turismo.

Beleza mundial

Bruno lembrou da importância do Parque Nacional da região para o turismo local. Jericoacoara é reconhecida como uma das mais belas praias do mundo e Ubajara é um polo de ecoturismo, tendo como seu cartão postal o Bondinho de Ubajara. "O Ceará teve dois parques selecionados pelos Ministérios do Meio Ambiente e Turismo para receber recursos e estimular a visitação: o de Jericoacoara e o de Ubajara. Por conta disso, é muito importante estarmos unidos para obter bons resultados".



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1347979
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ubajara
  • UC Lagoa do Jijoca
  • UC Jericoacoara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.