APA Marinha Litoral Norte realiza segunda etapa de Oficinas de Diagnóstico para Plano de Manejo

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 05/11/2013
Dando prosseguimento ao cronograma de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APAMLN) e Área de Relevante Interesse Ecológico São Sebastião, acontece na próxima semana, dias 11, 13 e 14, a segunda etapa de Oficinas de Diagnóstico Participativas. As reuniões acontecerão em Caraguatatuba das 8h às 17h. Confira abaixo, a programação completa e fique atento às datas que passaram por alterações.

As oficinas são voltadas para os representantes dos mais diversos setores da sociedade que estão, de alguma forma, relacionados com o ambiente marinho na região. Para otimizar as discussões, da mesma forma como foi feito na primeira etapa, cada dia será voltado para um segmento diferente da sociedade.

O objetivo desta etapa é integrar os resultados dos diagnósticos dos três segmentos e aprofundar as questões relevantes apontadas na 1ª rodada. Durante as reuniões, também serão eleitos os representantes de cada segmento para participar da segunda etapa das Oficinas de Zoneamento (a primeira oficina de zoneamento é aberta), próxima etapa do processo de elaboração do Plano de Manejo da APAMLN.

O que é Plano de Manejo?

O Plano de Manejo é o documento que regulará o uso do ambiente marinho costeiro no território da APAMLN e ARIESS e norteará a gestão da Unidade de Conservação, que por sua vez, conta com o acompanhamento e a participação do Conselho Gestor, desde sua elaboração até o monitoramento e a revisão periódica. O que se busca com o Plano de Manejo é definir princípios e diretrizes para o uso sustentável do ambiente marinho abrangido pelas APAs e seus recursos naturais.

O que aconteceu na primeira etapa

A primeira etapa de oficinas do diagnóstico participativo da APAMLN e ARIE-SS, realizada no último mês, contou com a participação de cerca de 500 pessoas ao longo dos três dias, sendo 206 representantes do segmento 1; 46 do segmento 2 e 90 do segmento 3. O objetivo dessa primeira etapa de oficinas do processo participativo de elaboração do Plano de Manejo da APAMLN e ARIESS foi levantar e diagnosticar os usos e interações que ocorrem entre as diversas atividades e os usuários do território marinho.

Veja a qual segmento você pertence e compareça. Sua colaboração é importante!

Segmento 1: todos os envolvidos com a pesca artesanal no mar, incluindo pescadores e grupos familiares, incluindo as mariculturas de pequeno porte.
Segmento 2: aqueles que realizam outras atividades econômicas no mar, incluindo pesca industrial e amadora, aquicultura (exceto de pequeno porte), atividades industriais, turísticas, exploração mineral, transporte, além de associações de usuários.
Segmento 3: representantes de órgãos públicos, institutos de ensino e pesquisa, ONGs ambientalistas atuantes na região, grupos de defesa de minorias, associações de moradores, dentre outros.



http://fflorestal.sp.gov.br/2013/11/05/apa-marinha-litoral-norte-realiza-segunda-etapa-de-oficinas-de-diagnostico-para-plano-de-manejo/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Litoral Norte
  • UC São Sebastião (ARIE)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.