Conheça o Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do MA

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/01/2014
O Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, é um paraíso, onde o contato com a natureza e a tranquilidade das cidades da região formam uma boa receita para aliviar o estresse e se divertir.

As árvores retorcidas e os paredões de rochas de arenito escondem o paraíso que pode ser delineado em números: são 89 cachoeiras, mais de 400 nascentes de águas cristalinas, em uma das regiões mais bonitas do país, no cerrado do Sul do Maranhão, entre os municípíos de Riachão, Carolina e Estreito.

No local, a vegetação brota em lugares improváveis, e a natureza se revela na água azul, da cor do céu. Um roteiro do econturismo que impressiona visitantes o ano inteiro, mas são nos períodos de alta temporada, como agora, nas férias, que os atrativos ficam lotados. A taxa de ocupação é superior a 90%.

O engenheiro Edson da Silva veio de Brasília para se encontrar com a família nas cachoeiras gêmeas do Itapecuru, em Carolina. "O local onde eu vivo é mais de construções, edifícios. Aqui é natureza. Coisa linda, maravilhosa, que Deus deixou para a gente. Coi boa mesmo", disse.

A aventura nas trilhas, no meio da chapada, fez um grupo de amigas de São Luís encarar uma subida íngrime, até o Pico do Morro do Portal, só pelo prazer de contemplar uma vista impressionante do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Tudo devidamente registrado em fotos.

"Nossa Maranhão é cheio de maravilhas que a gente não conhece. A gente mora na capital e não conhece. Acho que todos deveriam conhecer este lugar", afirmou a arquiteta Nayanne Feques.

O Morro do Portal é a passagem obrigatória dos roteiros turísticos do sul do Maranhão. Em 2013, a região de Carolina atraiu mais de 70 mil turistas. Para 2014, a expectativa é de um crescimento de mais de 30%, graças aos investimentos que estão sendo feitos no setor, e a criação de uma rota integrada entre o Parque do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA). (Veja a matéria completa no vídeo acima)



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/01/conheca-o-parque-nacional-da-chapada-das-mesas-no-sul-do-ma.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.