Operação encontra irregularidades no entorno da Resex Auati-Paraná

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/02/2014
No período entre 18 e 27 de janeiro realizou-se a operação de fiscalização e monitoramento "Ano Novo", planejada e executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e Instituto de Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Reserva Extrativista (Resex) Auati-Paraná e entorno, abrangendo os municípios de Tefé, Maraã e Fonte Boa, no estado do Amazonas. A logística da operação foi viabilizada com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), ICMBio e IDSM.

Durante o período de fiscalização, não houve flagrante na área da Resex, somente no entorno da unidade de conservação (UC), onde houve apreensão de caça e pesca ilegal pelos agentes do Ibama. Até o momento, os atos de infração lavrados somam R$ 95 mil em multas. Houve, ainda, apreensão de um barco regional, 23 animais silvestres (aves e quelônios), e carne de peixes da região - 1.680 quilos de pirarucu, 110 de pirapitinga e 74 de tambaqui. Acredita-se que a baixa incidência de flagrantes na área da UC seja reflexo das ações de educação ambiental e gestão participativa que vem sendo desenvolvidas junto às comunidades.

Manejo comunitário de pirarucu

Muito forte na Resex Auati-Paraná é o Manejo Comunitário Participativo de Pirarucu, que é realizado pelos pescadores desde 2008 e conta com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Esta atividade já envolveu 13 das 17 comunidades da unidade.

Nesta semana, nos dias 19 e 20, está ocorrendo a assembleia anual de avaliação do manejo de pirarucu, com a participação dos pescadores envolvidos na atividade e gestores do ICMBio. Na ocasião, estão sendo avaliadas as atividades de contagem e pesca de pirarucu realizadas em 2013, definidas as comunidades que irão pescar neste ano, bem como a cota de pesca a ser solicitada ao Ibama.

Após a assembleia, a Associação Agroextrativista de Auati-Paraná, que representa os comunitários da Resex, e analistas ambientais da unidade deverão elaborar o Relatório do Manejo de Pirarucu na UC, que será encaminhado ao Ibama com a solicitação de cotas para pesca no segundo semestre de 2014.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4680-operacao-encontra-irregularidades-no-entorno-da-resex-auati-parana.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Auatí-Paraná
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.