Parque das Dunas é interditado em Natal/RN

Ambientebrasil - 03/05/2004
Após a morte de oito sagüis, vítimas da bactéria Burkholderia pseudomalle, o Parque das Dunas, em Natal, Rio Grande do Norte, foi interditado pelo período de 30 dias para investigação. A Gerência Executiva do Ibama integra o Grupo-Tarefa que fará investigação das mortes.
O Parque das Dunas é uma Unidade de Conservação estadual, remanescente da Mata Atlântica, que recebe uma média de 650 pessoas por dia. O visitantes utilizam a área para caminhadas, além das escolas estaduais e municipais que levam seus alunos para aulas de campo nas trilhas.
Há cerca de 30 dias, os sagüis doentes foram trazidos ao Núcleo de Fauna do Ibama/RN e atendidos pela bióloga Ivelise Corsino da Costa e o veterinário Antonio Leite. Informamos imediatamente ao Núcleo de Primatologia da UFRN, a Secretaria Municipal de Saúde e a Funasa - Fundação Nacional de Saúde”, informou Ivelise, relatando a morte dos sagüis. O material das necropsias foi enviado ao Laboratório Evandro Chagas, em Belém que detectou a presença da bactéria. O gerente Executivo do Ibama/RN, Claudius Monte de Sena, informou a situação ao Diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Rômulo Mello. Por determinação do diretor, o Centro de Primatas do Ibama, em João Pessoa, já enviou um técnico para auxiliar a equipe do Ibama/RN.

A nossa preocupação nesse momento é grande, pois além de estarmos situados na mesma área do parque, recebemos no CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres os oito sagüis que morreram, embora os pesquisadores afirmem que os primatas são vítimas e não o transmissor da bactéria” disse Claudius Monte de Sena.
Esta seria a segunda vez que a bactéria é notificada no Brasil. A primeira foi ano passado na comunidade de Itapipoca (CE) onde três pessoas morreram. No Rio Grande do Norte há suspeita de uma morte: um soldado do exército que trabalhava no Batalhão contíguo a área do Parque das Dunas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Dunas de Natal
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.