Áreas queimadas em unidades de conservação neste ano superam a média histórica em 33%

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 25/08/2014
O longo período de estiagem vem aumentando o número de queimadas neste ano em Minas Gerais. Somente nesta segunda-feira, militares do Corpo de Bombeiros combatem pelo menos quatro incêndios na Grande BH e na Região Central do Estado. Desses, vale destacar o fogo que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, em Brumadinho, que segue descontrolado. Dados da Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), indicam que 932,51 hectares de vegetação já foram destruídas dentro das unidades de conservação do estado em 2014. As estatísticas mostram um aumento de 33,4% em relação a média histórica anual desde 2009.

Segundo a Semad, nos últimos oito meses foram registrados 3.488 focos de calor, que se traduzem em potenciais incêndios. Apenas em fevereiro e março deste ano os números são inferiores ao mesmo período de 2013. Mesmo assim, as detecções de calor em 2014 superam os dados computados no ano passado.

A situação preocupa as autoridades pois esses número devem aumentar ainda mais em setembro, por causa da estiagem. Nos últimos anos, entre 2011 até 2013, setembro foi o mês que mais registrou queimadas. No ano passado, foram 2.275 focos de calor detectados, no anterior foram 4.394, e em 2011, 9.169.

Ocorrências

Nos últimos dias, várias ocorrências foram registradas em Minas Gerais. Nesta segunda-feira, um grande incêndio atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. As chamas se concentram em uma área entre Brumadinho e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pelo menos 80 homens, entre brigadistas e bombeiros participam do combate, que é feito com abafadores e lançamento de água. Duas aeronaves auxiliam os trabalhos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram nesta manhã na Região do Barreiro e se espalharam para vários focos entre Brumadinho e Ibirité. A grande dificuldade encontrada é o terreno acidentado, os ventos fortes e a propagação do fogo por causa do tempo seco.

Nesta manhã, militares combateram o incêndio em uma mata às margens do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, na altura do Bairro São Francisco, na Pampulha. A queimada começou perto da Rua Padre Leopoldo Mertens, que fica próxima à mata da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Militares de Ouro Preto voltaram no Parque Estadual do Itacolomi, localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, que foi castigado por um incêndio no domingo. As chamas foram controladas durante a noite e hoje foi realizado o rescaldo. O Corpo de Bombeiros suspeita que o fogo foi criminoso. Durante todo o domingo, mais de 30 homens - entre bombeiros e brigadistas - fizeram o combate.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/08/25/interna_gerais,562173/areas-queimadas-em-unidades-de-conservacao-neste-ano-superam-a-media-historica-em-33.shtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itacolomi
  • UC Serra do Rola Moça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.