ICMBio e UEA promovem seminário nacional de mulheres

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/09/2014
Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Mulheres, Justiça Social e Participação Popular, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de novembro no Centro de Estudos Superiores de Tefé (AM). A intenção é mobilizar todas as mulheres extrativistas, agroextrativistas e simpatizantes, que vivem na Floresta Nacional de Tefé e demais Unidades de Conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e promover um espaço acadêmico para ampliar o debate teórico e prático sobre o assunto, por meio de pesquisas e metodologias de pesquisa realizadas com mulheres no estado do Amazonas.

O encontro é resultado parcial do projeto de pesquisa "Somos Mulheres e Queremos Participar!", coordenado pela professora Rita de Cássia Fraga Machado, do Centro de Estudos Superiores de Tefé. "O projeto surgiu quando percebemos a dificuldade que as mulheres têm nas questões ligadas à gestão participativa e fortalecimento comunitário da Floresta Nacional de Tefé", explicou Hufeson Falcão, líder comunitário que atua na UC.

A ideia principal é realizar um trabalho específico com as mulheres e criar um espaço exclusivo para discutir e refletir questões de gênero, justiça e participação social, temas propostos pela Associação de Produtores Agroextrativistas da Floresta Nacional de Tefé e Entorno (APAF) nos últimos cinco anos . "Esta necessidade também aparece nos encontros de extensão e pesquisa que estamos realizando na Floresta", disse Falcão.

Durante o evento, serão abordados temas como "Mulheres, Justiça Social e Participação", Mulheres, Gênero e Cultura", "Justiça, Direito e Mulheres", "Mulheres, Classe e Corpo", "Mulheres, Trabalho e Educação" e "Movimento Feminista no Brasil". Também fazem parte da programação mesas redondas e mini oficinas, além da Marcha das Mulheres, a ser realizada em 25 de novembro, Dia Mundial de Violência Contra a Mulher.

O evento será encerrado com uma palestra sobre "Políticas Públicas para Mulheres Agroextrativistas do Amazonas". O seminário terá carga de 30 horas, apoio e colaboração da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Ministério Público Federal, Jovens Protagonistas , Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e Rede Educação Cidadã, do Ministério do Desenvolvimento Social.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro de 2014, preenchendo o formulário disponível no endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/1TErIt0pjYdpxwjrH2cc_-hxJPmg6_0FF6f2k0VjJc3o/viewform .



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4961-abertas-inscricoes-para-seminario-nacional-de-mulheres.html
Populações Tradicionais

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tefé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.