Atividades desenvolvidas pelo ICMBio são destaques no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/11/2014
As atividades desenvolvidas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Meruoca foram destaques da reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Sobral (Comdema/CE), realizada na última semana do mês de outubro.

Na ocasião, os servidores do ICMBio falaram sobre os trabalhos desenvolvidos na região e esclareceram dúvidas do público que estava presente. O objetivo foi fazer com que a população se torne cada vez mais parceira do ICMBio na preservação das Unidades de Conservação (UCs) federais.

Durante a reunião, o chefe da APA, Francisco Humberto Bezerra, fez uma apresentação sobre a criação e missão do ICMBio e falou também das atividades desenvolvidas na Serra da Meruoca. "Aproveitamos o momento para tirar dúvidas dos conselheiros quanto à criação da Unidade de Conservação, o surgimento do ICMBio, suas competências e áreas de abrangência nos municípios cearenses de Sobral, Massapê, Meruoca e Alcântara, que estão inseridos na área da APA Serra da Meruoca", destacou Bezerra.

Outro tema abordado durante o evento foi a formação do Conselho Consultivo da APA. A ideia é que os conselheiros contribuam com a implantação de ações voltadas à preservação da biodiversidade dentro da Unidade de Conservação, que a partir de agora também conta com apoio da Condema/CE.

Sobre a APA Serra da Meruoca

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Meruoca é uma das 320 Unidades de Conservação administradas pelo ICMBio. A UC foi criada por meio de lei em dezembro de 2008 e possui uma área de 30 mil hectares, que abrange os municípios de Meruoca, Alcântara, Massapê e Sobral, todos no estado do Ceará.

O objetivo da UC é garantir a conservação de remanescentes das florestas caducifólias e subcaducifólias - regionalmente denominadas de matas secas; proteger os recursos hídricos, a fauna e a flora local; promover a recuperação da vegetação natural; melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; ordenar o turismo ecológico; fomentar a educação ambiental e preservar as culturas tradicionais e locais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5093-atividades-desenvolvidas-pelo-icmbio-sao-destaques-em-reuniao-no-ceara.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Meruoca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.