Incêndio na Reserva do Lago Piratuba está praticamente controlado no Amapá, diz Prevfogo

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 02/12/2014
O incêndio que atinge a Reserva Biológica do Lago Piratuba, no extremo Leste do Amapá, há mais de três semanas, já está praticamente controlado. As informações são do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) no Amapá, que também confirmou ao Portal Amazônia a retirada de 32 brigadistas do órgão que atuam no combate às chamas na unidade de conservação ambiental.

A partir do dia 8 de dezembro ficarão na região atingida somente os 28 brigadistas do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio); do total de 60 brigadistas, dentre Prevfogo e ICMBio, que atuam no controle do incêndio. Eles já conseguiram abrir quatro quilômetros da trincheira; dos oito quilômetros previstos, em volta da área afetada pelo fogo calculada em torno de cinco mil hectares. Apenas depois que o incêndio for combatido, o georreferenciamento da área afetada pelo fogo será realizado e apontará, com precisão, as dimensões do sinistro.

Chuvas ajudam a controlar

Chuvas que caíram na Reserva Biológica ajudaram significativamente no controle gradativo do incêndio. "Os brigadistas sairão gradativamente da ação, por conta do fogo estar praticamente controlado. Vamos iniciar a fase de vigilância com o pessoal do ICMBio, por risco do fogo voltar a reacender. Esse tempo de observação é indeterminado", informou o Prevfogo no Amapá.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/incendio-na-reserva-do-lago-piratuba-esta-praticamente-controlado-no-amapa-diz-prevfogo/?cHash=b4814fbeb27318dcd3de8dc95fd07cee
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.