População de Juruti aprova criação da unidade Refúgio da Vida Silvestre Lago Mole

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 27/11/2014
A criação da unidade de conservação de proteção integral Refúgio de Vida Silvestre Lago Mole, no município de Juruti, no oeste do Pará, foi aprovada em consulta pública nesta quarta-feira (27), na sede da Colônia de Pescadores Z-42. A consulta é resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Meio Ambiente de Juruti, e mobilizou mais de 300 participantes. O objetivo foi informar e debater com instituições governamentais e não governamentais, e representantes das comunidades locais, sobre a preservação legal do Lago Mole, por meio da criação da unidade de conservação municipal, com 652,90 hectares. A condução do evento ficou a cargo da Prefeitura de Juruti, em parceria com a Sema, por meio da Coordenadoria de Ecossistema e da Diretoria de Áreas Protegidas, e ainda com a Conservação Internacional e o Instituto Terra.

Participaram da consulta pública representantes de Juruti e municípios vizinhos, como Terra Santa; o prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto; o vice-prefeito Jonas Morais Cativo; o secretário de Meio Ambiente, Raimundo de Souza; o presidente da Câmara de Vereadores, Edjânio Figueira; o diretor de Áreas Protegidas da Sema, Crisomar Lobato; Marcio Elly, representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e José Gama de Souza, presidente do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Paraná de Dona Rosa.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Juruti solicitou à Sema apoio técnico para a criação da Unidade de Conservação Municipal Lago Mole. Os estudos técnicos foram intensificados em 2014. Os estudos biológicos foram realizados pelas gerências de Proteção ao Meio Físico, Flora e Fauna; os estudos de socioeconomia e situação fundiária pela Gerência de Proteção do Meio Socioeconômico e Cultural, e as análises de imagens, delimitação de área e elaboração de mapas ficaram sob sob a responsabilidade da Gerência de Geoprocessamento e Cartografia.

Antes da consulta foram realizadas reuniões técnicas e ações de sensibilização e mobilização de lideranças locais, em quatro oficinas preparatórias de esclarecimento sobre unidade de conservação e os benefícios que elas trazem à sociedade local e ao planeta. "O lago é berçário da fauna e da flora do município de Juruti e dos arredores, um referencial de preservação de grande importância ecológica para a manutenção dos ecossistemas", destacou Crisomar Lobato.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=107213
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago Mole
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.