Áreas de preservação da Mata Atlântica são certificadas pela Unesco

Agência Alagoas - http://agenciaalagoas.al.gov.br/ - 12/02/2015
Foram entregues, nesta quinta-feira (12), na sede do Instituto do Meio Ambiente (IMA), quatro certificados de renovação de postos avançados da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), dentro do Programa o Homem e a Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

De acordo com o vice-presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera e coordenador de Acordos, Contratos e Convênios do IMA, Afrânio Menezes, os postos avançados são "centros de difusão de boas práticas de preservação ambiental, integrando o homem ao meio ambiente". Hoje Alagoas possui sete postos avançados e oito núcleos de apoio, configurando 15 unidades, além de participar de duas Reservas da Biosfera: Mata Atlântica e Caatinga.

Receberam o certificado os postos: Sítio do Pau Brasil, em Coruripe e de propriedade da Usina Coruripe; Serra D'Água, em São Luiz do Quitunde e pertencente ao Grupo Maranhão; Fazenda São José, do grupo Toledo, em Cajueiro; e o Cinturão Verde da Braskem, em Maceió.

"Mesmo não sendo diretamente o IMA quem entrega os certificados, é um dia festivo e de reconhecimento pelo esforço de proprietários particulares em preservar parte de suas áreas", comentou Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.

As Reservas Mundiais da Biosfera são porções de ecossistemas terrestres ou costeiros onde se procuram meios de reconciliar a conservação da biodiversidade e seu uso sustentável. Pela sua importância, o tema é tratado no Capítulo VI da Lei Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A certificação é válida por quatro anos e é renovada após análise da Comissão Estadual e aprovação do Conselho Nacional.



http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/2/postos-avancados-da-reserva-da-biosfera-renovam-certificados
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Atlântica
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.