52 mil mudas foram plantadas na Estação Ecológica Mata Preta

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 07/04/2015
Expectativa é de que a recuperação da floresta ocorra em menor tempo e com maior diversidade de espécies


Foram concluídos os trabalhos de plantio de mudas para restauração da floresta em áreas indenizadas da Estação Ecológica de Mata Preta(SC). Mais de 52 mil mudas de espécies nativas foram plantadas em locais que eram utilizados como pasto e lavoura e não estavam cobertos com a Mata de Araucárias, formação típica da Unidade de Conservação.

"Com o plantio dessas mudas, a expectativa é que a recuperação da floresta ocorra em menor tempo e com maior diversidade de espécies", afirmou o analista ambiental da Unidade, Antonio de Almeida.Todo esse processo foi resultado de três semanas de trabalho intenso, desde dezembro de 2014 e mostra para a sociedade a capacidade de cumprir o seu papel recuperando áreas e preservando a biodiversidade.

O plantio é de grande importância para a Estação pois as áreas onde foi feito estavam desflorestadas e eram utilizadas para plantio e pasto. Com isso a UC ganha mais uma área de floresta ombrófila mista, contribuindo para a manutenção do bioma Mata Atlântica.

Espera-se, a partir desta ação, que a floresta restaurada tenha uma quantidade maior de espécies e que se recupere mais rápido do que aconteceria naturalmente, pois foram plantadas mudas de mais de 70 espécies de árvores, incluindo espécies clímax, que aparecem em florestas mais maduras.

Entre os exemplares da Mata Atlântica escolhidos estiveram: canela-sassafrás (Ocotea odorifera), jaboticabeira (Myrciaria caulifolia), uvaia (Eugeniapyriformis), pitanga (Eugenia uniflora), ipê-amarelo (Tabebuia chrysotricha), imbuia (Ocoteaporosa), guabiju (Myrcianthes pungens) e araucária (Araucaria angustifolia).

As mudas foram produzidas pelo viveiro Jardim das Florestas, da Apremavi, e pelo viveiro do Grupo Grimpeiro, do município de São Domingos (SC). A fauna existente tanto na área de ESEC como no entorno da unidade terá novas áreas paras abrigo e alimentação.

Mas o trabalho continua na área reflorestada, com monitoramento, proteção das mudas e replantio de novas quando necessário. Outra ação será o desenvolvimento de pesquisas cientificas sobre a restauração florestal, bem como atividades de educação ambiental para alunos de universidades e escolas da região. Essas atividades serão direcionadas para temas como: importância da conservação, restauração da floresta, fauna, flora e ecologia.

O plantio incluiu mudas de espécies nativas frutíferas que servirão de poleiros naturais. Essas árvores devem atrair aves e mamíferos que atuarão como dispersores de sementes, acelerando o processo de restauração e aumentando a diversidade das espécies. "A restauração florestal deverá promover a conexão de núcleos de florestas isolados, melhorando também o fluxo de fauna, que poderá abrigar-se e utilizar os recursos desses locais", explica Antônio.

A ação é uma iniciativa do Projeto Araucária, desenvolvido por meio do programa Petrobras Socioambiental, pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) em pareceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sobre a Esec Mata Preta - Criada em 2005, a Esec Mata Preta já iniciou seu processo de indenização aos proprietários de terras que estão dentro da unidade de conservação. Ao todo já foram indenizados cinco proprietários até o momento. Outros cinco processos de indenização estão abertos. A área onde foi feito o plantio, que tem cerca de 68 hectares, já foi desapropriada e seu proprietário indenizado.

Saiba mais sobre a Estação Ecológica de Mata Preta: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2168-esec-da-mata-preta.html



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6756-52-mil-mudas-foram-plantadas-na-estacao-ecologica-mata-preta.html
Biodiversidade:Flora

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mata Preta
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.