Agente ambiental se joga no mar e salva tartaruga presa em Búzios, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 18/05/2015
Veja o vídeo do resgate entre as praias de Caravelas e José Gonçalves.
Animal estava preso a uma rede de pesca ilegal com risco de morrer.


Uma tartaruga marinha que estava prestes a morrer contou com a coragem de um agente ambiental para ser salva neste domingo (17) em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O guarda Felipe Simas estava em uma operação de fiscalização quando a equipe viu a tartaruga presa a uma rede de pesca proibida, entre as praias de Caravelas e José Gonçalves. Ele, então, se jogou de um costão com cerca de quatro metros e nadou até a rede para resgatar o animal (veja no vídeo acima).

A cena foi registrada pelo agente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) Leonardo Sandre, que participava da operação. A equipe, composta ainda por mais um guarda ambiental da Prefeitura de Búzios, estava no local averiguando uma denúncia de construção irregular na Serra das Emerências, na Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA), território que também faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol.

"Foi um resgate perigoso. Tivemos que improvisar umas cordas para tirá-lo da água", disse Leonardo Sandre, exaltando a coragem e o preparo físico do colega.

"Eu convivo com isso, então para mim foi tranquilo. O único perigo é que o mar estava bem agitado", minimizou Felipe Simas, alertando para o perigo das chamadas "redes de espera".

"Falta conscientização por parte dos pescadores. Essa rede mata muitas tartarugas", completou ele.

A rede de espera costuma ser deixada durante 24h no mar. Neste período ela captura peixes e outros animais marinhos, entre eles a tartaruga, que tem a pesca proibida no Brasil. Como a utilização desta rede é proibida, após o resgate da tartaruga os agentes ambientais acionaram uma embarcação da Guarda Marítima e Ambiental para retirá-la do mar.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/05/agente-ambiental-se-joga-no-mar-e-salva-tartaruga-presa-em-buzios-rj.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil (APA)
  • UC Costa do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.