Inaugurada sede de reserva no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/08/2015
Iniciativa reforça gestão da Prainha do Canto Verde


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inaugurou, no município de Beberibe (CE), a sede administrativa da Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde. A inauguração fez parte da programação comemorativa da 22ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação (UC), que ocorreu durante sessão especial na Câmara dos Vereadores local.

Outro tema discutido na sessão, realizada no dia 14 passado, foi o processo de renovação do conselho, cujo terceiro biênio de funcionamento se inicia no mês de outubro. O colegiado passará a contar com a participação do Ministério da Pesca, que substituirá a Colônia de Pescadores local.

Durante a solenidade, a chefe da unidade de conservação (UC), a analista ambiental Karina de Oliveira Teixeira, afirmou acreditar que a gestão ambiental pública se faz com "presença, intencionalidade e muita construção coletiva". Ela destacou ainda o esforço da equipe, que passa a contar agora com cinco analistas ambientais com formação multidisciplinar.

A instalação do escritório da Resex contou com o apoio da Prefeitura de Beberibe, que cedeu o prédio, conforme Decreto Municipal no 137/2015.

Para a chefe da UC, a inauguração da sede vai contribuir de modo bastante significativo com o trabalho realizado na unidade. "A partir de agora, com a sede administrativa situada no município da Resex, todos os processos de gestão serão conduzidos de forma mais célere, o que constitui um marco histórico para a Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde".

Outras conquistas

Além da inauguração da sede da Resex Prainha do Canto Verde, Karina de Oliveira Teixeira aponta como importantes conquistas da atual gestão da Unidade a publicação do Perfil da Família Beneficiária da UC, a ampliação do Programa Bolsa Verde, a Implementação do Projeto de Educação Ambiental denominado "Encanto Verde", que é desenvolvido junto a Escola Bom Jesus dos Navegantes, assim como o Mapeamento Social e a Agenda da Pesca.

A analista ambiental ainda fez questão de pontuar outros dois importantes avanços para a gestão da Resex que ainda devem ser alcançados. "O Zoneamento Ambiental e o Acordo de Gestão, instrumentos essenciais para implementação da Unidade de Conservação, também estão em plena fase de construção".

Sobre a Resex

A Reserva Extrativista (Resex) Prainha do Canto Verde foi criada em 5 de junho de 2009. Tem área de 29.804,99 hectares e fica no município de Beberibe, no Ceará. A UC tem por objetivo proteger os meios de vida, a cultura e garantir a utilização e a conservação dos recursos naturais renováveis, tradicionalmente utilizados pela população extrativista da comunidade da Prainha do Canto Verde.

Cerca de 350 famílias, atendidas pela Resex, tem como principal fonte de renda a pesca artesanal, que além da importância econômica, tem seu valor cultural desenvolvido ao longo da história, composto por saberes, fazeres e sabores que os representam.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6954-inaugurada-sede-de-reserva-no-ceara.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.