Naturatins intensifica ações de combate e prevenção a incêndios em Unidades de Conservação do Estado

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 22/09/2015
Devido ao período seco e propício ao aparecimento de incêndios, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) intensificou as ações de combate e prevenção nas quatro Unidades de Conservação (UC) de proteção integral administradas pelo órgão. O Naturatins é responsável pela preservação de aproximadamente 300 mil hectares, somando todas as áreas das UCs Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual do Lajeado, Parque Estadual do Jalapão e Monumento Natural de Árvores Fossilizadas.

Para o ano de 2015, no período de estiagem entre os meses de julho a novembro, o órgão ambiental estadual contratou 50 brigadistas distribuídos pelas unidades de conservação. Todas as ações de prevenção dentro destas áreas foram planejadas no primeiro semestre com o objetivo de garantir maior segurança na execução do trabalho realizado pelos brigadistas.

Um exemplo de planejamento é o Parque Estadual do Cantão (PEC). De junho até o momento, foram registrados somente nove focos de incêndios. As queimadas iniciaram na última segunda-feira, 22, e 16 brigadistas estão atuando para combater o fogo. "Todas as ações foram realizadas e, este ano, o parque registrou um número baixo de queimadas. Começamos o trabalho de prevenção no semestre passado e somente nesta segunda-feira registramos os primeiros focos de incêndios", afirmou a gerente do PEC, Vanusia Ribeiro.

Já o Parque Estadual do Lajeado (PEL), até o momento não registrou nenhum foco de incêndio. Apesar de estar localizado na Serra do Lajeado, o PEL conta com cerca de 10 mil hectares e, desde maio, realiza diversas ações de prevenção. "Realizamos aceiro em todo o entorno do PEL, realizamos visitas nos vizinhos do parque, também fizemos queimadas controladas, e até agora não registramos nenhum foco dentro da unidade de conservação", explicou o gerente do PEL, Volnei Marcos Martinovski.

Queimadas controladas

Para evitar o fogo desordenado e incêndios, durante o período de junho a 1o de outubro, as autorizações para queimadas controladas estão suspensas, por meio da Portaria no 129/2015. Os produtores e empreendimentos que realizarem sem autorização do órgão ambiental podem sofrer advertência e até mesmo multa, calculada a partir da extensão da superfície queimada.




http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/9/22/naturatins-intensifica-acoes-de-combate-e-prevencao-a-incendios-em-unidades-de-conservacao-do-estado/
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.