Reserva na Paraíba monta brigada anti-incêndio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/09/2015
Período mais quente e seco na região começa agora


Quatorze novos brigadistas de prevenção e combate a incêndios florestais começam a atuar na Reserva Biológica (Rebio) Guaribas, na Paraíba, a partir do dia 1o de outubro, quando se inicia o período mais quente e seco do ano na região.

Os brigadistas passaram por processo seletivo promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão gestor da unidade de conservação (UC). Ao todo, foram inscritos 54 candidatos, residentes nas 22 comunidades do entorno da Rebio.

Participação da comunidade

Para o Gerente do Fogo da UC, Ivaldo Silva, a procura pelo processo seletivo é resultado do trabalho que vem sendo realizado na Rebio Guaribas com o intuito de envolver cada vez mais a comunidade na gestão da unidade

"Procuramos divulgar o processo seletivo apenas nas comunidades próximas à reserva. A condição de morador do entorno da Rebio foi, inclusive, um dos pré-requisitos para o provimento do cargo de brigadista ou de chefe de esquadrão", disse Silva.

Com a inserção da população do entorno na proteção da UC, os gestores notaram uma diminuição na ocorrência de ilícitos ambientais. A reserva sofria muito com a caça e com o alto número de incêndios que ocorriam no seu interior e áreas próximas

"Com a participação das pessoas que moram no entorno da Rebio, os focos de incêndio e até a presença de caçadores diminuiu bastante, porque as pessoas que moram nas comunidades próximas também sofrem os efeitos desses ilícitos e acabam se envolvendo no combate de forma mais efetiva", explicou o gerente de Fogo da UC.

Testes e preparação

Durante a seleção, os candidatos passaram por teste de aptidão física, de habilidade de uso de ferramentas agrícolas e ainda avaliação de conhecimentos teóricos básicos sobre incêndios florestais.

Os 14 candidatos foram aprovados vão integrar a equipe da Rebio pelos próximos seis meses. No dia 1o de outubro, antes de iniciar os trabalhos, participarão de palestras sobre o serviço público, a administração da Rebio Guaribas e também sobre a importância da UC para as comunidades que vivem em seu entorno.

Sobre a Rebio

Criada em 25 de janeiro de 1990, a Reserva Biológica Guaribas possui área de 4.051 hectares e tem como objetivo proteger um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do estado da Paraíba e abrigar espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, como o guariba-de-mãos-ruivas (Allouata belzebul). A espécie de macaco, que dá nome à reserva, havia sido extinta localmente e foi reintroduzida na unidade, por meio de projeto pioneiro.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7010-reserva-na-paraiba-monta-brigada-anti-incendio.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guaribas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.