Baía Negra ganha grande festa em comemoração ao quinto aniversário como Área de Proteção Ambiental

Prefeitura Municipal de Ladário - http://www.ladario.ms.gov.br - 28/09/2015
Um dia propício para a realização de um aniversário ao ar livre, sob um céu nublado e um sol tímido, onde centenas de pessoas participaram das comemorações do quinto ano da Baía Negra como Área de Proteção Ambiental.

O evento realizado pela Secretaria de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural em parceria com o IBAMA, EMBRAPA, UFMS, Geopark Bodoquena Pantanal, Prevfogo, Associação Mulheres de Fibra, Grupo de Teatro Tesouro Pantaneiro, Grupo Argos de Teatro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Marinha do Brasil, Agemtrat, Guarda Municipal e Colônia de Pescadores Z-14 teve como objetivo promover as imediações da Baía Negra, além de realizar a conscientização ambiental por meio do esporte natureza e contemplação do local.

"O sentimento de gratidão é um dos mais nobres que existe quando são manifestados da maneira correta. Vou reforçar o agradecimento a todos através de um homem público que aprendi a admirar por sua competência, tenacidade e coragem, o Dr. Wilson Rocha de Assis, porque vocês não tem noção do que ele fez para que tudo isso aqui fosse realizado. Também quero agradecer a minha amiga de trabalho, Candelária Lemos, que comigo aqui lutou para que isso aqui tivesse continuidade. A presença de todas essas instituições aqui presentes, mostra para nós a força da nossa Apa Baía Negra e o potencial que ela representa para a nossa cidade, a sua importância na qualidade de vida do ladarense daqui para a frente. Esse espaço que nós estamos é de todos nós", enfatizou o prefeito José Antonio Assad e Faria.

O evento teve início logo cedo com as largadas das modalidades de canoagem, stand up paddle, caiaque, ciclismo, corrida rústica e moto off road. Ao todo, em torno de 100 pessoas se aventuraram pelas águas do Rio Paraguai, e pela estrada de terra da Codrasa até chegar ao antigo Hotel Vitória Régia.

No local, os participantes e toda população que por lá esteve pode acompanhar a exposição de todos os parceiros. As tendas continham animais empalhados, artesanatos e cosméticos feitos à base de camalote, fósseis, a cultura ladarense demonstrada por meio da viola de cocho, do cururueiro ladarense, Sebastião Brandão, mais conhecido na região como "Seo Sebastião", fotos históricas, além de equipamentos utilizados diariamente no atendimento contra as queimadas, bem como ao atendimento emergencial em saúde.

"O evento foi um sucesso, alcançamos o nosso objetivo de divulgar esse espaço tão especial. As pessoas compareceram e isso é o mais importante. Toda equipe unida realizou este belo trabalho que tende só a continuar e crescer", comentou a Diretora de Gestão e Controle Ambiental, Ligia Lopes Teixeira de Santana.

As crianças foram lembradas no Concurso de Desenho, na Tirolesa montada e monitorada pelo Corpo de Bombeiros e com os Florestinhas que são crianças ligadas aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar Ambiental.

"Foi um dia legal e diferente, desenhei, chupei geladinha, fui na tirolesa, aprendi algumas coisas nessa exposição tão bonita, gostei muito ", falou um dos vencedores do Concurso de Desenhos, Lucas Henrique Lopes.

Na praça da alimentação, a população pode conferir as tradicionais comidas pantaneiras feitas pelos moradores da Codrasa. E para animar ainda mais a comunidade presente, o show ao vivo trouxe o que há de melhor do chamamé, rasqueado, sertanejo e a polca paraguaia.

"Nós só temos o que agradecer a administração municipal, com todos os benefícios que chegam até a gente, nos sentimos parte do processo do desenvolvimento da cidade. Essa festa está linda e a gente está muito feliz em participar", alegrou-se a presidente da Associação de Moradores da Codrasa, Júlia Gonzales.

O turista Mario Aquino, que está de passagem na região, soube do evento e fez questão de prestigiar, "Estou encantado com toda essa organização, com todas atividades feitas ao mesmo tempo, dessa mistura de esporte com informação, registrei tudo e sem dúvidas farei propaganda".

De acordo com o secretário de Fomento ao Desenvolvimento Econômico e Presidente do Conselho Gestor da APA, Jorge José Pinto De Castro, o evento trará sem dúvidas a visibilidade necessária para a transformação da Baía Negra como ponto turístico do estado de Mato Grosso do Sul, trazendo dessa forma, melhor qualidade de vida à população que vive na região "o meu primeiro agradecimento vai para toda essa população, porque hoje todo esse trabalho que a gente faz aqui, o conjunto dessas instituições só vale a pena se for trazer melhor qualidade de vida para vocês, moradores desta região".



http://www.ladario.ms.gov.br/noticia/baia-negra-ganha-grande-festa-em-comemoracao-ao-quinto-aniversario-como-area-de-protecao-ambiental
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baia Negra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.