Sema e ICMBio interditam acesso ao Mirante de Chapada

Circuito Mato Grosso - http://circuitomt.com.br - 09/11/2015
Com risco de acidente, após erosão se agravar, Estado decide intervir para garantir segurança a população


Na manhã desta segunda-feira (9) a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a prefeitura da cidade interditaram o Mirante da Chapada dos Guimarães (a 75km de Cuiabá). A medida foi tomada pela possibilidade de acidentes e risco a vida dos visitantes do local, já que com o início das chuvas uma erosão se agravou e provocou uma cratera de 15 metros de profundidade.

O proprietário da área não foi localizado pela Sema, e por conta disso, o estado decidiu intervir para garantir a segurança dos turistas. No local foram colocadas pedras, para impedir a aproximação de veículos e faixas para alerta dos possíveis visitantes.

O coordenador de Unidade de Conservação da Sema, Alexandre Batistella explicou por telefone que o proprietário será notificado via Diário Oficial, sobre a medida de proteção. Além disso o coordenador fez um apelo a população para que não invada o local. "Como o proprietário da área ainda não foi localizado, para fechar o lugar, a Sema faz um apelo à população para não visitar o local. Quem desobedecer a Lei estará sujeito a penalidades", comentou.

O mirante

O mirante de Chapada dos Guimarães, localizado a 7,5 Km da praça central da sede municipal, na MT-251 sentido Campo Verde, encontra-se no interior de uma área privada, sendo a responsabilidade da gestão do seu proprietário.

A área esta no interior da unidade de conservação estadual denominada Área de Proteção Ambiental Estadual Chapada dos Guimarães, criada pelo Decreto Estadual no. 0537 de 21/11/95.

Nesta categoria de unidade de conservação é permitido o uso privado e comercial das propriedades inseridas, em consonância as restrições estabelecidas em seu ordenamento territorial aprovado pela Lei Estadual no 9.449 de 19/10/10 e condicionadas ao licenciamento ambiental das atividades econômicas.

A área do Mirante também é reconhecida pelo Governo Federal como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), denominada Hotel Mirante, reconhecida pela Portaria Federal 25/04-N, com área de 25 hectares.



http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/76892-sema-e-icmbio-interditam-acesso-ao-mirante-de-chapada.html
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.