Novas regras para o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha entram em vigor

O ECO - 14/01/2016
Com o objetivo de conter a destruição dos recifes de corais, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha (PB) opera com novas normas de visitação desde a última terça-feira (12). Esta mudança resultou de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado no fim do ano passado entre o Ministério Público, o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de Cabedelo para garantir a preservação do parque.

Estão proibidos o consumo de bebidas e comidas no Parque, bem como a sua comercialização. Também está proibido o uso de equipamentos de som, a colocação de mesas, cadeiras e churrasqueiras. Os turistas que quiserem descer para a areia ou para as piscinas naturais precisarão deixar comidas e bebidas nos barcos, e mesmo nas embarcações, devem recolher lixo e restos de alimentos. Os restos de comida atraem bagres que, em excesso, desequilibram o ecossistema.

O local, que é um dos principais pontos turísticos do litoral do estado, não terá a sua visitação suspensa, mas as proibições são necessárias. Areia Vermelha, localizado no município de Cabedelo, é um parque de conservação integral e as práticas proibidas pelo TAC degradam a fauna e a flora. Segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), 70% dos corais da área já foram destruídos e serão necessários cem anos para que novos corais cresçam 1 centímetro.

A fiscalização ficará a cargo da Sudema e da Polícia Ambiental.



Íntegra da notícia: http://www.wikiparques.org/novas-regras-para-parque-estadual-marinho-de-areia-vermelha-entram-em-vigor/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Areia Vermelha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.