Parque Estadual das Furnas Bom Jesus completa 25 anos de atividades

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 11/03/2016
Com relevo em forma de cânion, Unidade de Conservação proporciona um cenário único e deslumbrante, composto por matas, cachoeiras e mirantes

No próximo dia 14 de março, o Parque Estadual das Furnas Bom Jesus (PEFBJ) completa 25 anos de atividades. Localizado no município de Pedregulho, região Nordeste do Estado de São Paulo, esta Unidade de Conservação (UC) é considerada um patrimônio natural, criado com o objetivo de preservar a biodiversidade e proteger a microbacia do Córrego do Pedregulho e Córrego do Bom Jesus.

O PEFBJ é uma UC de Proteção Integral, administrada pela Fundação Florestal -instituição vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente-, que possibilita a realização de pesquisas científicas, bem como a visitação pública, promovendo recreação e turismo ecológico, por meio de atividades em contato com a natureza, com foco na educação ambiental.

Seu relevo em forma de cânion, com declives de até 200 metros, proporciona um cenário único e deslumbrante, composto por matas, cachoeiras e mirantes. Por meio de trilhas, nos Núcleos Santa Luzia e Chapadão, o visitante tem acesso a belas cachoeiras.

Ao todo, o parque conta com são sete cachoeiras, com trilhas de acesso de níveis que variam entre médio e alto, com queda nas escarpas do cânion. A maior delas chama-se Cascata Grande, com queda em torno de 15m, seguida de outra, de 132 metros em queda livre. A geologia, a geomorfologia, o clima, conferem alta diversidade de flora e de fauna ao parque.

Conheça o PEFBJ
O parque está aberto à visitação de segunda-feira a domingo, das 8h às 16h, e as visitas devem ser previamente agendadas. O agendamento deve ser feito com antecedência mínima de sete dias para todas as trilhas.

Serviço
Endereço: Av. Orestes Quércia, km 0,7
Telefone: (16) 3171-1118
E-mail: pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br

Site: www.ambiente.sp.gov.br/parque-furnas-do-bom-jesus


http://fflorestal.sp.gov.br/2016/03/11/parque-estadual-das-furnas-bom-jesus-completa-25-anos-de-funcionamento/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Furnas do Bom Jesus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.