Controlado incêndio no interior de reserva capixaba

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/03/2016
Utilização de fogo sem autorização teria provocado as chamas


A Reserva Biológica (Rebio) de Sooretama, localizada nos municípios de Jaguaré, Linhares, Sooretama e Vila Valério, no Espírito Santo, vem sendo atingida por um incêndio criminoso desde o dia 1o de março. Iniciado fora dos limites da unidade de conservação (UC), o fogo afetou 2 mil hectares da reserva.

Os focos do incêndio, no entanto, já foram controlados em toda a unidade, segundo a Coordenação de Emergências Ambientais do ICMBio.

"O fogo está sob controle, mas ainda não foi eliminado. A partir de agora, será feito um monitoramento constante até sua completa extinção", explica João Morita, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com Morita, a utilização de fogo sem autorização foi a causa provável do incêndio, cujos detalhes serão devidamente apurados a fim de que sejam identificados os responsáveis.

Ações de combate mobilizam diversas instituições

Cerca de 170 pessoas estão envolvidas nas ações de combate ao fogo na Reserva Biológica de Sooretama - entre servidores do ICMBio, brigadistas voluntários, Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, Exército e funcionários da Vale (empresa que administra a Reserva Natural da Vale, situada na zona de amortecimento da UC e também atingida pelo incêndio).

Como reforço, um helicóptero do governo do Espírito Santo está sendo utilizado para sobrevoos de visualização do fogo e auxiliando na tomada de decisões estratégicas, uma vez que o emprego da aeronave para lançamento de água é considerado ineficiente nesse estágio da operação.


Sobre a UC

Com sede no município de Linhares (RS), a Reserva Biológica de Sooretama foi criada em 1982 para proteger aproximadamente 28 mil hectares de Mata Atlântica. A reserva serve de abrigo para uma rica biodiversidade, incluindo diversas espécies ameaçadas de extinção, como o gavião-pomba, o tatu-canastra e a onça-pintada.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7773-incendio-destroi-vegetacao-de-reserva-no-espirito-santo.html
Mata Atlântica:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sooretama
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.