Lançada versão digital do Guia de Aves da Estação Ecológica de Carijós

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/04/2016
Edição impressa só sai em julho, no aniversário de 29 anos da unidade de conservação em Florianópolis (SC)


Já está disponível no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o Guia de Aves da Estação Ecológica (Esec) de Carijós. O lançamento da versão impressa será no dia 20 de julho, no aniversário de 29 anos da unidade de conservação (UC) gerida pelo ICMBio, em Florianópolis (SC).

O guia reúne fotografias e informações científicas de todas as 227 espécies já registradas na unidade de conservação. Esse número representa 32% das espécies catarinenses e 64% das espécies do município de Florianópolis.

As aves são apresentadas por família, com nomenclatura popular e científica, seguindo normas do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Para facilitar a consulta, as abas são coloridas, destacando as diferentes ordens taxonômicas.

As fichas apresentam, também, o grau de ameaça da espécie, conforme as listas da fauna brasileira e da fauna de Santa Catarina em risco de extinção. Após o índice remissivo, há legenda para melhor compreensão da representação dos graus de ameaça.

Segundo os organizadores, o guia tem objetivo de contribuir para a divulgação científica e a educação ambiental, além de ser uma ferramenta para a pesquisa e contemplação da fauna da Estação Ecológica de Carijós.

O trabalho foi desenvolvido por diversos profissionais desde a criação em 1987 da UC, que visa proteger os remanescentes de manguezal e restingas do noroeste da Ilha de Santa Catarina e tem nas aves o seu principal objeto de estudo e monitoramento da fauna.

Além dos servidores da Esec e de pesquisadores e especialistas que atuam ou atuaram na unidade, o guia contou com a colaboração de 32 fotógrafos profissionais e amadores que cederam, gratuitamente, as suas fotos.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7852-lancado-guia-de-aves-da-estacao-ecologica-de-carijos.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.