Defeso da Sardinha tem início no dia 15 de junho e vai até 31 de julho

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 13/06/2016
O principal objetivo do defeso nesta época do ano é proteger a fase de recrutamento, período em que as sardinhas jovens atingem a fase adulta, porém ainda estão abaixo do tamanho mínimo de captura, que é de 17cm


A Fundação Florestal, por meio de suas Áreas de Proteção Marinhas (Litoral Norte, Litoral Centro e Litoral Sul) informa o início do período de Defeso da Sardinha, no próximo dia 15 de junho. A pesca deste tipo de peixe será suspensa nas regiões Sul e Sudeste do Brasil até o dia 31 de julho de 2016.

Quem for flagrado desrespeitando o período poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multas cujo valor varia de acordo com a quantidade de pescado apreendida. A declaração do estoque congelado deve ser entregue às Superintendência Estadual do IBAMA mais próxima, até o dia 22 de junho de 2016.

Desde 2000, quando o defeso duplo foi firmado definitivamente como medida preventiva de ordenamento desta pesca, a produção de sardinha vem aumentando. O outro período de defeso da sardinha acontece no verão, entre 1o de novembro e 15 de fevereiro. Nessa época,o defeso visa permitir a reprodução da espécie nas regiões onde ela mais ocorre .Com a suspensão da pesca durante o verão, a espécie atinge o tamanho ideal de captura.

Sensibilização:
Durante a segunda quinzena de junho, as Áreas de Proteção Ambiental Marinhas realizarão campanhas de esclarecimento sobre o Defeso da Sardinha, voltada para os pescadores e estabelecimentos comerciais como peixarias, restaurantes, barracas de praia, entre outros. O objetivo é sensibilizar toda a cadeia produtiva - desde os pescadores e comerciantes, até os consumidores - sobre a importância do defeso das espécies para a manutenção dos recursos pesqueiro.

E você, consumidor?
Para o consumidor, pouca coisa muda, visto que é possível conseguir a sardinha congelada, por preços que não devem variar muito. Para quem deseja consumir peixe fresco, sem ter que pagar mais caro, é possível substituir a sardinha pela cavalinha e a trilha, que oferecem os mesmos nutrientes da sardinha e têm preços semelhantes.

As APA Marinhas
A categoria Área de Proteção Ambiental Marinha (APAM) é um tipo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável que tem por objetivos: compatibilizar a conservação da natureza com a utilização dos recursos naturais; valorizar as funções sociais, econômicas, culturais e ambientais das comunidades tradicionais da zona costeira, por meio de estímulos a alternativas de uso sustentável; assegurar a preservação da diversidade da vida marinha e dos habitats críticos; garantir a manutenção do estoque pesqueiro em águas paulistas; e o uso ecologicamente correto e responsável do espaço marinho.

A conexão entre as áreas protegidas da Mata Atlântica e as do ambiente marinho formam um mosaico de proteção aos ecossistemas que cobrem quase metade da costa paulista. As APA Marinhas complementam a proteção ao entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral estaduais, como os Parques Estaduais Serra do Mar, Ilha Anchieta,Ilhabela, Marinho Laje de Santos, Ilha do Cardoso, e federais, como as Estações Ecológicas Tupinambás e Tupiniquins. Além da proteção marinha, algumas das mais importantes ilhas e áreas de manguezais ao longo da linha de costa também são protegidas pelas APA Marinhas.

Serviço
APA Marinha Litoral Norte
Rua Esteves da Silva, 510 - Centro, Ubatuba.
Tel. (12) 3832-1397 / (12) 3832-4725
apamarinhaln@fflorestal.sp.gov.br

APA Marinha Litoral Centro
Avenida Tupiniquins, 1009 - Japuí, São Vicente.
Tel. (13) 3567-1495/ (13) 3567-1506.
apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br

APA Marinha Litoral Sul
Rua Vladimir Besnard, s/n, Morro São João,Cananéia.
Tel. (13) 3851-1108 / (13) 3851-1163.
apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br


http://fflorestal.sp.gov.br/2016/06/13/defeso-da-sardinha-tem-inicio-no-dia-15-de-junho-e-vai-ate-31-de-julho/
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha do Litoral Norte
  • UC Marinha do Litoral Sul
  • UC Marinha do Litoral Centro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.